Iron Maiden: A mudança que fez Nicko McBrain ameaçar sair da banda

Baterista quase deixou o grupo na década de 1990, mas foi convencido a ficar pelo empresário Rod Smallwood

24 jan 2025 - 20h22
None
None
Foto: Nicko Mcbrain ( Ralph Notaro / Getty Images) / Rolling Stone Brasil

Depois de 42 anos com o Iron Maiden, o baterista Nicko McBrain se aposentou dos palcos no final de 2024. 

Após problemas de saúde, McBrain optou por  se afastar da rotina do estilo de vida de turnês extensas. Por outro lado, ele comunicou que continua fazendo parte da "família Iron Maiden" e vai trabalhar com uma variedade de projetos relacionados à banda.

Publicidade

Dono das baquetas do grupo desde 1982, houve apenas uma vez em que o músico cogitou se separar dos colegas. A ameaça foi feita após mudanças na configuração do Maiden.

Não vai dar certo

Em 1993, Bruce Dickinson anunciou que deixaria a banda, alegando que gostaria de "aprender como é estar fora do Maiden". Ele foi substituído pelo vocalista Blaze Bayley, mas a diferença de estilos dificultou a vida do novo integrante.

Insatisfeitos com os rumos que a banda estava tomando, o grupo decidiu convencer Dickinson a voltar, o que aconteceu em 1999. Junto dele, o guitarrista Adrian Smith também retornou — ele estava fora desde 1990.

Em meio a essas mudanças, Nicko McBrain se revoltou. O incômodo do baterista não tinha a ver com a volta dos colegas, mas sim com a nova configuração da banda: com Smith de volta e sem demitir o substituto Janick Gers, o Iron Maiden passaria a ter três guitarristas.

Publicidade
Tenho que ser honesto com você - quando me falaram, eu estava sentado em um bar Rod [ Smallwood, empresário] e Janick. E Rod virou e me disse que Adrian estava voltando com Bruce, o que eu achava daquilo? E eu pensei: 'p*ta que pariu'. Eu disse: 'não acho que seja uma boa ideia'", relembrou McBrain.

A insatisfação foi tão grande que o baterista ameaçou deixar a banda. Ele contou a história em conversa com a Classic Rock em 2018: 

Eu disse: 'Nós somos tradicionalmente uma banda de duas guitarras. Três guitarras? Eu não entendo isso. Vou sair'

Para o bem da música, ele foi convencido a mudar de ideia pelo empresário Rod Smallwood. Com Dickinson de volta e com três guitarristas, o Iron Maiden resgatou o caminho para o sucesso. O primeiro trabalho da nova configuração foi Brave New World, um dos mais aclamados da banda.

+++LEIA MAIS: A mensagem de Bill Ward (Black Sabbath) em apoio a Nicko McBrain após saída do Iron Maiden

Rolling Stone Brasil
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações