A 18ª edição do Festival João Rock, que acontece no dia 15 de junho, em Ribeirão Preto, contará com mais uma edição do Concurso de Bandas do evento. Em 2019, mais de 620 bandas de todo o Brasil entraram na disputa para ter a oportunidade de abrir as apresentações do festival.
Dentre os inscritos, dez grupos se classificaram na disputa após enviarem material e passarem por votação do público no site oficial do evento. Entre as 20 mais votadas, dez foram selecionadas e agora disputam a semifinal. As bandas classificadas na primeira etapa foram:
- Soul Rueiro, de Juiz de Fora/RJ;
- Banda Fuze, do Rio de Janeiro;
- Psycoprata, de Santa Luzia/MG;
- Reverso de Presidente Prudente/SP;
- Piss Off, de Piracaia/SP;
- Salve 012, de Ubatuba/SP;
- A Banda do Fundão, Vargem Grande Paulista/SP;
- Médicos de Cuba, Araucária/PR;
- Barba Rala, de Santa Rosa do Sul/SC
- Tiu Johnny, de Lavras/MG.
Agora elas serão divididas em dois grupos, que se apresentarão ao vivo para público e jurados nos dias 30 e 31 de maio, no GOA Lounge, em Ribeirão Preto. Nesta etapa serão selecionadas quatro bandas, que farão nova apresentação, na grande final, no dia 01 de junho, no Teatro de Arena em Ribeirão Preto, quando a vencedora será revelada após seleção dos juízes.
Após ser consagrada campeã, a banda ganha a oportunidade de abrir a programação musical do Palco João Rock que também recebe as atrações Paralamas do Sucesso, Pitty, Zeca Baleiro, CPM22, Scalene, BaianaSystem, Marcelo D2, Alceu Valença, Emicida e Rael convidam Mano Brown.
O João Rock também tem os palcos Brasil – que faz uma homenagem à cena musical de Brasília - e o Fortalecendo a Cena. Entre as atrações, o festival ainda conta com Capital Inicial, Plebe Rude, Natiruts, Raimundos, Dado e Bonfá tocam Legião Urbana, Tribo da Periferia, Rincon Sapiência, Djonga, Big Up, Filipe Ret, BK e Maneva.