O Festival João Rock, que acontece em 15 de junho, em Ribeirão Preto, abrirá espaço para bandas independentes que se destacam na cena do rock. O palco Fortalecendo a Cena terá shows de Rincon Sapiência, Djonga, Big UP, Filipe Ret, BK e Maneva, nomes fortes da nova geração do rap e do reggae.
Marcelo Rocci, um dos organizadores do festival, explica que a ideia do palco é um "incentivo para que o público conheça novos talentos que têm movimentado e fortalecido a música nacional".
Nos anos anteriores, Rael e Scalene foram alguns dos nomes que passaram pelo Fortalecendo a Cena e, agora, voltam ao palco principal do evento. Outras bandas que já passaram pelo João Rock em edições anteriores foram: Far From Alaska, Supercombo, Francisco El Hombre, Selvagens a Procura de Lei, Froid e Dônica.
“É muito louco sentir o que estamos sentindo agora, a oportunidade de passarmos a nossa mensagem pra um público gigante, e a responsabilidade de fazer o melhor show das nossas vidas. Vamos tocar pela primeira vez com banda, e algumas músicas inéditas do próximo álbum, é responsa”, declara Gabriel Geraissati, guitarrista da Big UP, atração nesta 18ª edição do evento.
As atrações do palco
Com narrativas engajadas, o rapper Rincon Sapiência é um dos grandes nomes do gênero no país, tendo alcançado, inclusive, repercussão internacional.
Djonga é também um dos nomes mais influentes do rap brasileiro na atualidade. O mineiro já está em seu terceiro disco, “Ladrão”, que rapidamente virou um sucesso na internet.
A paulistana Big UP é outra grande atração. O som do trio formado por Gabriel Geraissati, Lucas Pierro e Ras Grilo mistura reggae e rap com o suingue da música brasileira e ainda apresenta elementos do candomblé, do misticismo rasta e das vozes das ruas das periferias.
O reggae vem representado pela Maneva. A banda paulistana chega ao João Rock para lançar o show que dá nome ao mais recente álbum, “Acústico na Casa do Lago”.
Já BK é mais um representante do novo rap que sobe no Palco Fortalecendo a Cena este ano. Em um cenário musical que é dominado por singles, o MC carioca lançou em janeiro de 2019 o álbum “Gigantes”.
Também do Rio vem o rapper, poeta e compositor Filipe Ret. Nascido e criado no Catete, zona sul do Rio de Janeiro, iniciou sua carreira musical nas batalhas de MCs da Lapa.
Mais João Rock
O Palco João Rock receberá os shows de Paralamas do Sucesso, Pitty, Zeca Baleiro, CPM22, Scalene, BaianaSystem, Marcelo D2, Alceu Valença e apresentação de Emicida e Rael convidam Mano Brown.
O Palco Brasil, que fará uma homenagem à cena musical de Brasília, terá Capital Inicial, Plebe Rude, Natiruts, Raimundos, Dado e Bonfá tocam Legião Urbana e Tribo da Periferia, em uma verdadeira união de gerações e referências da música brasiliense.
Serviço
18ª edição do Festival João Rock
Data: 15 de junho
Local: Parque Permanente de Exposições: Av. Orestes Lopes de Camargo, 350 – Jardim Jóquei Clube, Ribeirão Preto.
Abertura dos portões: 13h30
Ingressos: www.joaorock.com.br