O DJ e produtor britânico Jon Hopkins acaba de lançar uma incrivel colaboração com a NASA. Após um ano incrivelmente ocupada, onde o DJ lançou um albúm novo, intitluado "RITUAL", colaborou na versão deluxe do novo álbum do Coldplay, "Moon Music", e ainda colaborou no remix do novo álbum da Charli XCX "Brat but it's completely different but also still brat", o britânico ainda achou o tempo para realizar um feito único, enviar uma música para Lua.
O projeto aconteceu em colaboração com à Agência Aeroespacial Norte Americâna, a NASA, que encomendou um single do produtor para compor sua nova instalação artistica, a "Space for Earth". A faixa se chama "Forever Held" e foi composta em conjunto com a artista e Diretora Criativa da NASA, Erica Bernhard, e com o multi-instrumentalista islândes Ólafur Arnolds.
Além e fazer parte da instalação "Space for Earth", uma experiência áudio-visual aberta ao público que permite que grupos "Experienciem a Terra de um jeito que só pode ser visto no espaço", a música também será mandada diretamente à Lua, como parte do projeto Lunar Codex, também da NASA.
O Lunar Codex é uma capsula do tempo composta por 35.000 obras compostas por peças de escritores contemporâneos, artistas, músicos e cineastas. Sete "missões" já foram lançadas até agora, e o novo single de Jon Hopkins fará parte do oitavo lançamento.
A composição da música foi inspirada pela contribuição de Erica Bernhard para a cápsula do tempo, uma série de cartas de amor da terra para o espaço. No final de cada carta, a artista a assinava com a frase "Para sempre envolvida em sua gravidade", que foi o que inspirou o título do single.
Entenda mensagem por trás de novo single de Jon Hopkins
Em um comunicado a imprensa, Jon Hopkins explicou que "Peguei essa oportunidade pra criar uma peça completamente orquestral. Eu queria criar algo atemporal, que transmitisse o sentimento de ser "segurado" pela Terra.". Hopkins adiciona que "Estava pensando sobre o poder e a fragilidade de nosso planeta, e da responsabilidade do ser humano em seu destino".
"A vista do espaço oferece uma profunda mudança de perspectiva - astronautas chamam isso de efeito perspectiva" Explicou Brenhard, "A composição de Jon Hopkins captura essa mudança, infundindo o som com a vastidão do espaço, ao mesmo tempo que âncoa a gente na essência e nos ritmos da vida na Terra".
Ela adiciona que "Suas paisagens sonoras funcionam como uma ponte entre esses dois mundos, traduzindo todo o explendor e maravilha do espaço e da Terra em uma jornada imersiva e sonora que nos pede para considerar o nosso lugar no universo e nossa responsabilidade com o planeta".
Acompanhando o lançamento da música, Jon Hopkins lançou no seu canal oficial do YouTube um videoclipe dirigido pela Brenhard. O clipe mostra a interação entre dois personagens interpretados por dançarinos capturados em movimento, a Terra, que foi composta por imagens de satélite do planeta, e o Espaço, omposto de imagens do Telescópio Espacial James Webb"