Kendrick Lamar, com 11 indicações, e Taylor Swift e The Weeknd, com 7 cada um, são os grandes favoritos para a 58ª edição do prêmio Grammy, que divulgou nesta segunda-feira (07) a lista de indicados.
Estes três artistas concorrerão pelo prêmio de álbum do ano com Alabama Shakes e Chris Stapleton.
Também partem em boa posição o produtor e músico Max Martin, com seis indicações, e o rapper Drake, com cinco.
O rapper Lamar, que em 2015 lançou seu segundo álbum To Pimp a Butterfly, foi indicado também a um dos prêmios mais nobres da cerimônia, de melhor canção.
Taylor Swift foi indicada por seu álbum 1989 e pelo single Blank Space, indicado às categorias melhor gravação, melhor canção e melhor atuação solo.
Já o artista canadense de R&B The Weeknd e sua canção Can't Feel My Face concorrem a melhor canção do ano e melhor atuação solo.
Ed Sheeran com Thinking Out Loud, D'Angelo com Really Love e Mark Ronson e Bruno Mars com Uptown Funk também foram indicados a melhor gravação do ano.
Na categoria melhor canção, Sheeran aparece de novo com Thinking Out Loud, concorrendo com Little Big Town com Girl Crush e Wiz Khalifa junto com Charlie Puth com See You Again.
Os indicados ao Grammy de melhor novo artista são Courtney Barnett, James Bay, Sam Hunt, Tori Kelly e Meghan Trainor.
Gilberto Gil
Gilberto Gil foi indicado, mais uma vez, ao Grammy na categoria World Music por seu álbum Gilbertos Samba Ao Vivo.
Na categoria melhor álbum de jazz latino foram indicados a pianista brasileira Eliane Elías, The Rodríguez Brothers, Gonzalo Rubalcaba, Wayne Wallace Latin Jazz Quintet e Miguel Zenón.
A cerimônia da 58ª edição do Grammy acontece dia 15 de fevereiro em Los Angeles.