Mercado musical brasileiro bate R$ 1 bilhão em direitos autorais

24 set 2024 - 16h56
Mercado musical brasileiro bate R$ 1 bilhão em direitos autorais
Mercado musical brasileiro bate R$ 1 bilhão em direitos autorais
Foto: The Music Journal

O mercado musical brasileiro bateu, no mês de agosto, a marca de R$ 1 bilhão em direitos autorais distribuídos para compositores, músicos e demais artistas nacionais e estrangeiros que tiveram suas músicas tocadas no país.

Os números são do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) e consideram o acumulado de distribuição de valores dos oito primeiros meses de 2024.

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A instituição já havia ultrapassado essa marca nos anos de 2017, 2022 e 2023. Diferentemente dos anos anteriores, o primeiro bilhão em direitos autorais em 2024 foi alcançado a quatro meses do fechamento anual. Isso foi possível em razão dos segmentos de rádio, TV aberta e streaming de vídeo que, juntos, somaram 47% dos valores distribuídos.

A previsão da instituição para este ano no mercado musical é distribuir um total de R$ 1,5 bilhão em direitos autorais para a classe artística.

O Ecad é uma instituição privada, sem fins lucrativos e a única no Brasil responsável por arrecadar e distribuir direitos autorais de execução pública musical.

Mercado musical: streaming no Brasil gerou R$ 1,4 bilhão em 2024

Ainda que o mercado musical norte-americano de música gravada - considerado o nº 1 do mundo - tenha revelado um tímido aumento em suas receitas equivalente a 4% no primeiro semestre de 2024, o cenário no Brasil permite até uma comemoração.

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Se nos EUA, a adesão aos serviços de streaming musical cresceu apenas 2,7% em relação a 2023, no Brasil, o maior mercado fonográfico da América Latina, registrou um aumento de 13,4% no primeiro semestre deste ano pelas receitas provenientes ao formato digital se comparado ao mesmo período no ano passado.

Ao todo, as receitas de streaming contabilizaram US$ 255 milhões (algo em torno de R$ 1,4 bilhão no câmbio atual). Este resultado coloca as plataformas digitais como o produto preferencial dos assinantes brasileiros para o consumo de música. Um aumento de 21,1% em relação ao ano anterior. Os dados são da IFPI.

Considerando apenas as receitas de música digital e física, o streaming representa mais de 99% do mercado brasileiro de música gravada.

"O aumento de 21% nas receitas digitais e físicas do setor reflete diretamente os esforços e investimentos realizados pelas gravadoras, tanto na produção de conteúdos musicais nacionais, como na comercialização, promoção e desenvolvimento do carreira de milhares de artistas brasileiros", explica Paulo Rosa, presidente da Pro-Música Brasil, como reproduzido no MBW.

O executivo observa que esses números atuais do mercado musical brasileiro no primeiro semestre de 2024 revelam a "predominância da distribuição de música em plataformas de streaming de música em operação no Brasil, seguindo uma tendência global verificada nos últimos mais de 10 anos".

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A música de maior sucesso no Brasil através do streaming no primeiro semestre de 2024 é Me Leva Pra Casa / Escrito Nas Estrelas / Saudade, (Ao Vivo) da cantora sertaneja Lauana Prado, faixa distribuída no país pela Universal Music.

The Music Journal Brazil
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