A banda Mudhoney vai voltar ao Brasil, 11 anos após sua visita anterior. A informação foi confirmada pela banda em vídeo publicado nas redes sociais.
A gravação, compartilhada pelo jornalista e produtor de shows André Barcinski, traz o quarteto formado por Mark Arm (voz e guitarra), Steve Turner (guitarra), Guy Maddison (baixo) e Dan Peters (bateria) afirmando que realizará quatro shows no país, além de uma apresentação em Buenos Aires.
Não há outras informações, mas a postagem promete que datas, locais e valores de ingressos serão revelados na próxima quarta-feira, dia 9 de outubro, ao meio-dia.
Carreira da banda
Formada em Seattle em 1988, Mudhoney foi uma das primeiras bandas a chamar atenção para o movimento grunge. Considerada uma das pioneiras do gênero, ficou conhecida por seu som cru e pesado, que mistura punk rock com influências de garagem e psicodelia. Seus primeiros lançamentos, como o single "Touch Me I'm Sick" e o EP "Superfuzz Bigmuff" (1988), tiveram um impacto significativo na cena musical de Seattle e ajudaram a moldar o som grunge que viria a dominar a música nos anos 1990. Suas primeiras gravações foram produzidas por Jack Endino, que depois veio produzir os Titãs no Brasil. Entretanto, o grupo nunca atingiu o mesmo nível de sucesso comercial de contemporâneos como Nirvana e Pearl Jam, mesmo lançando discos consistentes e elogiados pela crítica.
Da formação original, apenas o baixista mudou (Matt Lukin saiu da banda em 2001), mas a substituição não alterou o som característico, presente até o disco mais recente, "Plastic Eternity", lançado em 2023 pela Sub Pop Records, a gravadora que os lançou.