Desde o cancelamento de shows entre 2021 e 2022, devido à pandemia e à saúde mental do vocalista Mike Patton, não se teve mais notícia do Faith No More. A banda americana não se apresenta ao vivo desde 2016 — um ano antes, foram atração do festival brasileiro Rock in Rio.
Em que pé está o grupo atualmente? No fim das contas, nem seus integrantes sabem. O baixista Billy Gould explicou — ou tentou explicar — a situação à rádio chilena Futuro (via Blabbermouth).
Ele disse:
"Não sei [como está a banda no momento]. Sinceramente, não sei. E você não precisa acreditar em mim, mas não há nada... Agora mesmo estamos em uma situação muito estranha, uma situação muito estranha. Não consigo realmente dizer o que está acontecendo. Eu mesmo não sei."
Gould revelou, ainda, que obtém prognósticos diferentes dos outros membros. Não parece haver acordo a respeito do que será trabalhado no futuro, ou mesmo se algo será feito.
"Recebo informações diferentes das pessoas, e estou na banda, então…"
Se dependesse do baixista, o Faith No More estaria em plena atividade. Foi o que ele garantiu, após o entrevistador brincar que Gould "dá as ordens" no grupo.
"Uh, não mesmo. Se eu mandasse, provavelmente estaríamos tocando no Chile na semana que vem. [Risos]"
"Hiato semipermanente"
Em texto de 2024 publicado no Substack (via site Igor Miranda), o tecladista Roddy Bottum refletiu sobre todos os seus projetos, não apenas o Faith No More. Porém, ao falar sobre a banda mais famosa que já integrou, definiu a situação naquele momento como "hiato semipermanente".
"Eu construí uma vida fazendo música. Primeiro com o Faith No More e depois com o Imperial Teen […]. O Faith No More está meio que em um hiato semipermanente e o Imperial Teen está fazendo um disco lentamente, mas está."
Faith No More nos últimos anos
Não foi apenas a pandemia que provocou o cancelamento de shows do Faith No More marcados para 2021 (na América do Norte) e 2022 (Oceania e Europa). O vocalista Mike Patton explicou à Rolling Stone EUA que havia sido diagnosticado com agorafobia (medo ou ansiedade de estar em locais de difícil saída, geralmente grandes multidões).
"Eu simplesmente surtei logo antes do nosso primeiro ensaio. Eu só disse: 'não consigo fazer isso'. Eles estavam ensaiando, então no lugar deles, ficaria realmente chateado comigo. E eles ficaram. E provavelmente ainda estão. Mas é preciso ser verdadeiro consigo mesmo e saber quais são seus limites."
Fundado ainda em 1979, o Faith No More esteve em hiato entre os anos de 1998 e 2009. Seu álbum mais recente, Sol Invictus, saiu em 2015.
+++ LEIA MAIS: Os 10 artistas que mais faturaram com turnês em 2024 [LISTA]
+++ LEIA MAIS: As 3 bandas que fizeram o rock renascer no Brasil nos anos 90, segundo Samuel Rosa
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram