Conforme publicado pela Rolling Stone Brasil, Renato Tommaso, técnico de baixo de longa data do Jota Quest, faleceu aos 54 anos de idade. A informação foi compartilhada pela banda em suas redes sociais na manhã desta segunda-feira (30).
Como a função específica de Tommaso no grupo não foi especificada no comunicado — o vocalista Rogério Flausino o define como "músico, técnico e produtor, que esteve conosco em momentos muito especiais nestes últimos 18 anos de caminhada" —, alguns veículos de comunicação noticiaram equivocadamente e sem a devida apuração que ele seria o baixista da formação. Porém, esta função é assumida desde os primórdios por PJ, apelido de Paulo Roberto Diniz Júnior.
Por um momento, muitos internautas ficaram confusos, seja por pensarem que Tommaso era mesmo baixista do Jota Quest ou por acreditarem que na verdade PJ havia falecido. Foi necessário que a própria banda publicasse um esclarecimento em suas redes, confirmando as funções de Renato.
"Ao contrário do que vem sendo anunciado erroneamente pela mídia, a banda JOTA QUEST vem esclarecer que NÃO perdemos nosso baixista (PJ), mas sim, nosso grande amigo Renato Tommaso, roadie e produtor técnico do PJ. Reforçamos mais uma vez nossos profundos sentimentos aos amigos e familiares do querido Renato, e agradecemos a todos pelas inúmeras mensagens de apoio e carinho."
PJ também se manifestou através de texto online. O baixista reproduziu captura de tela de um dos veículos que disseminaram a informação equivocada e teceu críticas ao que chama de "mídia cultural brasileira". Leia a seguir.
"Há tempos, todos sabem, que a crítica musical e mídia cultural brasileira vem perdendo toda a importância, talvez pela necessidade da velocidade de transmitir as informações (devido a 'praga' das mídias sociais), os novos 'repórteres' da área cultural estão mais para 'blogueiros' de primeira viagem do que para um verdadeiro estudioso. Sinto saudades dos grandes repórteres musicais como Sérgio Martins, Pedro Alexandre Sanches, entre outros.Como pode sair uma reportagem dessas? Todos que me seguem sabem que quem faleceu foi o meu grande amigo Renato, que era o meu bass tech. E uma reportagem dessas, de um site importante, sequer sabe que eu sou, o baixista do Jota Quest somente há 30 anos, a esta altura do campeonato! Acho isso, primeiro, uma falta de respeito com o Renato, porque não foram a fundo na apuração da notícia. E, segundo, porque propagam uma informação completamente falsa.
Galera, bora estudar música, bora ouvir música, bora se aprofundar na cultura. Esse é o conselho que eu dou para os novos repórteres, para os novos críticos musicais e para as pessoas que trabalham com cultura e arte no país. Está difícil demais. A ignorância é total. Isso não pode acontecer de maneira alguma."
Falecimento de Renato Tommaso, técnico do Jota Quest
Roadie e técnico de som do Jota Quest há 18 anos, Renato Tommaso morreu aos 54 anos no último domingo, 29, segundo publicação do perfil oficial da banda nas redes sociais. A causa da morte não foi revelada até o momento. Ele deixa a esposa, Dani, e a filha, Renata, de 26 anos.
O funeral do artista acontece nesta segunda-feira (30), das 13h às 16h (horário de Brasília), no Cemitério da Saudade, em Belo Horizonte. O sepultamento será por volta das 16h30.
"Grande amigo, um pai de família exemplar, baixista incrível, super profissional, parceiro de infindáveis papos sobre música, futebol, cultura e tudo que viesse à tona", afirmou a conta da banda. "Não temos palavras para expressar toda a dor e tristeza que estamos sentindo agora. Difícil daqui para frente fazer um show e não lembrar de você, meu amigo! Nossas sinceras condolências a Dani, a forte Renata e a todos os familiares e amigos. Vá em paz, amigo!!!"
No Instagram, o vocalista Rogério Flausino também lamentou a morte de Tommaso:
"Nossos mais profundos sentimentos pela triste e prematura partida do querido amigo e parceiro de caminhada Renato Tommaso. Grande músico e profissional gigante que esteve conosco nestes últimos 18 anos, fosse na estrada, nos estúdios ou nos palcos, se dedicando ao máximo, e vivendo com a gente lado a lado, momentos sempre muito especiais."
+++ para seguir a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ para seguir o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram
+++LEIA MAIS: Rogério Flausino, do Jota Quest, lembra Rita Lee: 'Heroína nesse turbilhão de pessoas caretas'
+++LEIA MAIS: 'Só Hoje', do Jota Quest, quase foi deixada de lado; entenda
+++LEIA MAIS: Jota Quest conversa com a Rolling Stone sobre lançamento de 'De Volta ao Novo' e planos futuros [EXCLUSIVO]
+++LEIA MAIS: O que Rogério Flausino escuta? Descubra a playlist do vocalista do Jota Quest [EXCLUSIVO]
+++LEIA MAIS: Daft Punk, Jota Quest e mais: As músicas mais tocadas nas rádios brasileiras nos últimos 10 anos [LISTA]