2 de agosto de 2024 ficou marcado como um dia triste para a trajetória do Aerosmith. Nesta data, a banda anunciou que iria se aposentar dos palcos, cancelando sua turnê de despedida Peace Out, devido a danos irreparáveis nas cordas vocais de Steven Tyler. O problema já havia provocado o adiamento da tour, que havia acabado de começar quando a interrupção se mostrou necessária.
Um dos integrantes pareceu ter superado rapidamente o encerramento do grupo: o baixista Tom Hamilton, que o integra desde o começo e nunca esteve fora. Ainda em agosto, ele foi o primeiro a se manifestar. Lamentou a situação e declarou que um retorno com outro vocalista sequer era cogitado, mas garantiu que o Aerosmith não havia acabado enquanto instituição — somente não realizaria mais turnês.
Dois meses depois, em outubro, anunciou ter montado uma nova banda. O Close Enemies realizou seu primeiro show no mês citado e tem até contrato com gravadora: Virgin Music Group. Seu primeiro single, "Sound of a Train", sairá no próximo dia 17 de janeiro.
Os integrantes do Close Enemies
Hamilton, de 72 anos, conta com o letrista Gary Stier e os seguintes músicos na formação:
- o guitarrista Trace Foster, que trabalhava como técnico de baixo de Tom no Aerosmith;
- o também guitarrista Peter Stroud, que toca com a cantora country Sheryl Crow há 25 anos;
- o baterista Tony Brock, que integrou o The Babys e tocou com Rod Stewart por 12 anos;
- o vocalista Chasen Hampton, que fez carreira na música country.
Confira abaixo uma playlist de vídeos do primeiro show do Close Enemies, em Nashville, Tennessee, nos Estados Unidos. Caso o player não abra corretamente, para assistir no YouTube.
Como nos primórdios do Aerosmith
Em entrevista ao Ultimate Classic Rock, Tom Hamilton celebrou o novo projeto e admitiu ter ficado "um pouco nervoso" com o primeiro show. Curiosamente, o sentimento o deixou mais "energizado".
Na opinião do baixista, tem sido ótimo trabalhar com o Close Enemies porque representa uma espécie de "volta às raízes". Ele comenta:
"Sabe, nós não temos nenhum álbum anterior. Nós vamos andar por aí em vans e em voos comerciais, assim como quando o Aerosmith começou — e eu estou ansioso por isso. Há uma certa camaradagem nisso."
Hamilton antecipou, também, que o grupo tem uma série de músicas já prontas. Ou seja: outros singles e até mesmo um álbum podem vir por aí. Os próximos shows acontecem entre os dias 8 e 29 de janeiro, todos em pequenas casas nos Estados Unidos.
+++ LEIA MAIS: A música que fez o Aerosmith voltar de vez na década de 1980
+++ LEIA MAIS: O futuro do Aerosmith, segundo baixista: 'Não incluirá turnês'