O rock lamenta: 10 bandas e músicos que enfrentaram doenças

Relembre histórias de ícones da música que tiveram de lidar com problemas de saúde

8 out 2014 - 17h22

Neste ano, dois astros de enorme relevância para o rock tiveram suas doenças reveladas. Morrissey, ex-vocalista dos Smiths, e Malcom Young, ex-guitarrista do AC/DC, são dois dos grandes nomes da música que tiveram que lutar contra condições de saúde graves durante a carreira.

Siga Terra Música no Twitter

Publicidade

Entre diagnósticos, recuperações e mortes trágicas para o rock'n'roll, relembre outros músicos que interromperam suas atividades - ou parte delas - por conta de doenças e transtornos:

Foto: Reprodução

Foto: Chris Jackson/ Getty Images

Morrissey - Smith

Publicidade

Após uma série de internações por motivos diversos, o ex-vocalista dos Smiths revelou que sofre de câncer e que já foi submetido a quatro retiradas de tecidos cancerosos nos últimos tempos. Morrissey chegou a cancelar shows por conta de uma pneumonia, uma infecção respiratória e uma intoxicação alimentar. "Se eu morrer, morri", declarou após revelar a doença.

Foto: Reprodução

Foto: Getty Images

Malcom Young - AC/CD

Depois de um período escondendo a doença do guitarrista Malcom Young, sua família revelou que ele sofre de demência e por isso foi internado em uma clínica, onde recebe tratamento especializado e integral. Malcom perdeu grande parte de sua memória recente, por isso ficou impossibilitado de participar do disco Rock Or Burst, que será lançado neste ano.

Foto: Reprodução

Publicidade

Foto: Chris Hyde/ Getty Images

Craig NichollsThe Vines

A banda australiana já foi obrigada a interromper suas turnês por conta do distúrbio do vocalista Craig Nicholls, diagnosticado com Síndrome de Aspeberger em 2004. O transtorno, um tipo severo de autismo, foi o causador de muitos episódios de estresse para o músico, que se envolveu em brigas e destruição de estabelecimentos e estúdios. Em entrevistas, Craig costuma afirmar que a música serve de alívio para a síndrome e que ele costuma fugir de tecnologias.

Foto: Reprodução

Foto: Bryan Bedder/ Getty Images

Adam "MCA" YauchBeastie Boys

Em maio de 2012, o trio perdeu um de seus integrantes, Adam "MCA" Yauch, vítima de câncer em uma glândula salivar. O grupo encerrou suas atividades em 2009, mesmo ano que Adam começou seu tratamento, mas só comunicou seu fim em 2014, depois de admitir que o Beastie Boys não poderia existir sem MCA.

Publicidade
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução/ Youtube

Jason Becker

Ele é considerado até hoje um dos maiores guitarristas da história do rock'n'roll, mas Jason não tem mais os movimentos das mãos há mais de vinte anos. Depois de participar de dois discos do cantor David Lee Roth e várias coletâneas ao lado de "guitar heroes" como Steve Vai, Jason foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (a doença evidenciada pelo desafio do balde de gelo) aos 20 anos. Com o passar dos anos, ele perdeu todos os seus movimentos do corpo e se comunica apenas com os olhos. Com a ajuda do pai, que criou um sistema de comunicação especial, ele até hoje consegue compôr músicas.

Foto: Reprodução

Foto: Vince Bucci/ Getty Images

Brian WilsonBeach Boys

Brian Wilson foi o gênio criativo por trás da banda icônica de surf music, mas na década de 1970, ele passou a ficar cada vez mais isolado do grupo. O motivo era um distúrbio mental que misturava sintomas de transtorno bipolar de esquizofrenia. Ele costumava ouvir vozes e chegou a ser internado em um hospital psiquiátrico por um período, mas conseguiu contornar suas crises ao longo dos anos.

Publicidade
Foto: Reprodução

Foto: Getty Images

Syd Barrett - Pink Floyd

O uso constante de drogas fez com que o genial Syd Barrett, uma das mentes brilhantes por trás do Pink Floyd desenvolvesse sintomas graves de uma doença mental até hoje não revelada. Ele deixou o grupo em 1968, quando não conseguia mais cumprir com seus compromissos. Em diversas entrevistas, o ex-colega David Gilmour já afirmou que a crise era apenas uma questão de tempo. Syd morreu de câncer no pâncreas em 2006, depois de um longo período de reclusão.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Ian Curtis - Joy Division

A depressão do vocalista Ian Curtis, retratada no filme Control, tomou uma enorme proporção na medida em que o Joy Division alcançava o sucesso. Depois de ser diagnosticado com eplipesia e sofrer uma crise em seu casamento, Ian cometeu suicidio aos 23 anos, alguns dias antes da banda entrar em turnê nos Estados Unidos.

Publicidade
Foto: Reprodução

Foto: Keystone Features/ Getty Images

Peter Green e John McVie Fleetwood Mac

A banda já passou por fases muito complicadas em relação às doenças de seus integrantes. O primeiro foi Peter Green, diagnosticado com esquizofrenia nos anos 70. Ele foi internado em uma clínica psiquiátrica depois de ameaçar seu empresário com uma espingarda. O baixista John McVie também teve de enfrentar uma doença grave, um câncer não divulgado, que obrigou o grupo a cancelar uma turnê em 2013.

Foto: Reprodução

Foto: Nieder Mueller/ Getty Images

Phil Collins

Em 2009, o músico revelou que não poderia tocar mais bateria porque sentia dores insuportáveis em sua espinha dorsal. A limitação vem exatamente dos 50 anos tocando o instrumento, que assumiu no Genesis entre 1967 e 1996. Ele admitiu ter pensado em cometer suicídio algumas vezes, mas não teve coragem de fazê-lo por causa de seus filhos. Neste ano, ele sinalizou que poderia se reunir com uma banda novamente, para uma nova turnê.

Publicidade

O melhor do rock no Terra Música agora com Napster

Ouça e faça o download das canções da sua banda predileta e curta um acervo com mais de 17 milhões de músicas e milhares de artistas. Assine já!

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações