Os 7 melhores discos de metal de 2024 para Charles Gavin — incluindo banda nacional

Baterista ex-Titãs e apresentador de programas musicais citou trabalhos de grupos clássicos do segmento e nomes mais jovens

30 dez 2024 - 13h28
(atualizado em 31/12/2024 às 16h36)
None
None
Foto: Charles Gavin durante show com o Titãs em Portugal, 2023 ( Pedro Gomes / Redferns) / Rolling Stone Brasil

Após ter divulgado listas indicando álbuns de rock e pop internacional lançados em 2024, Charles Gavin decidiu: chegou a vez do som pesado. O baterista ex-Titãs e apresentador de programas sobre música apontou seus 7 discos favoritos de heavy metal no ano — e há uma banda nacional em meio aos nomes estrangeiros.

No levantamento, grupos consagrados como Judas Priest e Saxon dividem espaço com atrações mais atuais, a exemplo do Whores e Huntsmen. Representando o Brasil está o Noturnall, com um álbum ao vivo disponibilizado em áudio e vídeo: Cosmic Live Tour, que compila shows realizados nas cidades russas de Moscou, São Petersburgo e Ecaterimburgo, além de Curitiba, São Paulo e Nova Friburgo, em nosso país.

Publicidade

Veja, a seguir, as indicações de Gavin orientadas ao heavy metal.

"01)JUDAS PRIEST / Invincible Shield: Desde os anos 70, o Judas Priest se mantém na realeza do cenário metaleiro global. E assim continua em Invincible Shield, seu 19º álbum de estúdio. Porém, o destaque aqui é a performance de Scott Travis, um dos bateristas mais importantes do instrumento no gênero. Um petardo.

02)SAXON / Hell, Fire and Damnation: Instituição máxima da New Wave Of British Heavy Metal que surgiu no final dos anos 70 (quem não curtiu o clássico Wheels Of Steel, de 1980?), o Saxon celebra seus 48 anos de existência com o 24º álbum. Confira.

03)BODY COUNT / Merciless: O projeto capitaneado pelo rapper Ice-T retorna com participações de Max Cavalera e Howard Jones. Ice-T continua em forma - cheque a regravação de "Comfortably Numb", do Pink Floyd.

04)HIGH ON FIRE / Cometh The Storm: Representante do sludge metal, vertente que utiliza andamentos lentos, guitarras com afinações mais graves e letras distópicas (os álbuns Master of Reality e Vol 4 do Black Sabbath são a principal inspiração), o High On Fire acertou a pegada em seu 9º álbum, citado pela imprensa ianque como melhor disco de metal de 2024.

05)HUNTSMEN / Dry Land: O quinteto de Chicago combina doom, sludge e post-metal com muita consistência e originalidade em seu 3º disco. Repare na 'wall of sound' dos guitarristas Chris Kang e Gavin Cushman III.

06)WHORES / War: Lembra do Helmet? O trio de Atlanta tem a ver… E segundo a imprensa ianque, o Whores produz "headbanging" suficiente para manter uma legião de quiropráticos trabalhando 24 horas, ininterruptamente. Altamente recomendado.

07)NOTURNALL / Cosmic Live Tour: O Noturnall foi fundado por ex-integrantes do Shaman, em 2013. Cosmic Live Tour, álbum quádruplo, acompanhado dos respectivos vídeos de shows registrados no Brasil e no exterior, oferece uma excelente e precisa amostragem da potência de uma das maiores bandas do metal tupiniquim."

Charles Gavin também indica álbuns de rock e pop internacional

Como citado, Charles Gavin havia compartilhado anteriormente duas listas com indicações de álbuns de rock e pop internacional lançados em 2024. Confira abaixo as seleções.

12 álbuns de rock internacional:

"01) Jack White / No Name: A salvação do rock'n'roll contemporâneo? Provavelmente.

02) Neil Young with Crazy Horse / Fu##in' Up: Mais do mesmo (e do melhor) de Mr Young e sua banda? Sim e por que não?

03) Pearl Jam / Dark Matter: 12º álbum dos sobreviventes da cena de Seattle dos anos 90.

04) Green Day / Saviors: Ícones do pop punk ianque retornam ao básico no seu 14º álbum.

05) The Black Crowes / Happiness Bastards: O primeiro trabalho dos paladinos do southern rock após 15 anos.

06) Black Keys / Ohio Players: Indie rockers de Akron convidam estrelas para gravar em seu 12º disco de estúdio.

07) Vampire Weekend / Only God Was Above Us: Banda hipster do indie rock nova-iorquino se reencontra em ótimo disco.

08) Liam Gallagher & John Squire / Lian Gallagher & John Squire: Esperado encontro do Oasis com os Stones Roses.

09) David Gilmour / Luck And Strange: Floyd man inspirado derrama novas canções em seu 5º álbum de estúdio.

10) The Chisel / What a Fucking Nightmare: Banda inglesa de punk rock, formada em 2020, incendeia o underground.

11) The Jesus and Mary Chain / Glasgow Eyes: O 'noysy melody rock' dos irmãos Reed voltou.

12) Nick Cave And The Bad Seeds / Wild Gold: Bardo australiano & Cia celebram o amor - do seu jeito."

Álbuns de pop internacional:

Publicidade
"01) Beyoncé / Cowboy Carter: Diva máxima do pop do século XXI, lança o 2º episódio de sua trilogia.

02) Billie Eilish / Hit Me Hard And Soft: O 3º álbum da ex-adolescente prodígio, autora outsider e superstar do pop mainstream.

03) Beth Gibbons / Lives Outgrown: O singular universo elegante e complexo da inglesa, ex-cantora do Portishead, revelado em seu 1º álbum solo.

04) Brittany Howard / What Now: Dancefloor, soul e funk - a vocalista do Alabama Shakes mistura tudo isso com assinatura.

05) Bat For Lashes / The Dream of Delphi: O alt pop da cantora, compositora e arranjadora Natasha Khan (aka Bat For Lashes) entra em nova fase.

06) St Vincent / All Born Screaming: A verdadeira Annie Clark (aka St Vincent) ? Este é um de seus melhores álbuns: inventivo e repleto de ideias.

07) Marika Hackman / Big Sigh: Cantora e compositora inglesa mira os problemas do mundo e grava um disco visceral.

08) Father John Misty / Mahashmashana: Cantor e compositor (ex-baterista do Fleet Foxes) prossegue inventivo em seu 6º álbum.

09) Michael Kiwanuka / Small Changes: Londrino de Muswell Hill, Kiwanuka apresenta canções sofisticadas, revestidas com modern soul pop, produzidas por Danger Mouse e Inflo.

10) Paul Weller / 66: Ex-líder do The Jam e Style Council chega bem aos 66, com little help de seus amigos (Noel Gallagher, Bobby Gillespie e Suggs).

11) The Smile / Wall of Eyes: Avangarde pop do supergrupo formado por Thom Yorke e Jonny Greenwood (eixo criativo do Radiohead) com o baterista Tom Skinner (Sons of Kemet).

12) MGMT / Loss Of Life: A dupla de multi-instrumentistas Andrew VanWyngarden e Ben Goldwasse retorna com letras despreocupadas, beats espertos e sintetizadores."

+++ LEIA MAIS: Os melhores discos de rock de 2024 segundo crítico da Rolling Stone Brasil

+++ LEIA MAIS: Os 10 melhores álbuns nacionais de 2024 segundo a Rolling Stone Brasil

+++ LEIA MAIS: Os 10 melhores álbuns internacionais de 2024 segundo a Rolling Stone Brasil

+++ para seguir a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram

+++ para seguir o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram

Rolling Stone Brasil
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações