Paul McCartney disse achar o estudo da história da música popular, algo tradicional nas escolas do Reino Unido, algo ridículo. O ex-Beatle, no entanto, se mostrou lisonjeado por saber que um dos principais pilares desse estudo são os Beatles.
O músico falou sobre o assunto durante um programa de perguntas e respostas em seu site oficial, ao ser perguntado por um fã sobre o que ele acha desse tipo de curso. "Para mim, é ridículo, mas ainda assim muito gratificante", respondeu McCartney. "Ridículo pois nós (os Beatles) nunca estudamos nada, apenas amávamos a música popular. Elvis, Chuck Berry, Little Richard, Fats Domino. E não era o caso de estudar. Acho que, para nós, 'estudar' sobre aquilo arruinaria tudo", afirmou.
O baixista, que esteve no Brasil em novembro, continuou: "nós queríamos aprender apenas ouvindo música. Mas saber, como eu soube há alguns anos, que os Beatles estavam nos livros de história dos meus filhos? Foi tipo: 'o que? Inacreditável!'. Você consegue imaginar como é estar na escola e se ver em um livro de história?", lembrou.
McCartney também disse não acreditar que apenas estudar música pode fazer de alguém um bom músico. "Pensar que você pode ir para a escola e sair um Bob Dylan? Não se fabrica alguém como Bob Dylan", finalizou.
Paul McCartney e Beatles no Terra Música agora com Napster
Ouça e faça o download dos maiores sucessos de Paul McCartney e dos Beatles. Assine já e curta mais de 17 milhões de músicas de milhares de artistas!