A cantora Rita Lee, que morreu nesta segunda-feira, 8, aos 75 anos, teve com Roberto de Carvalho uma parceria na vida e na música. Juntos, o casal escreveu uma história de amor nos últimos 46 anos, relação que deu frutos: Beto, Antônio e João.
Os dois se conheceram após serem apresentados por Ney Matogrosso, em 1976. Naquele ano, Roberto era guitarrista de Ney e a cantora fazia parte da banda Tutti Frutti, após ter deixado Os Mutantes.
Conforme a artista relatou em sua biografia, foi após um show de Ney, que ela resolveu chamar o músico para jantar.
"O gato, além de lindo, cheiroso e excelente guitarrista, também se mostrava exímio pianista. Amor à primeira tecla. Humm", escreveu ela sobre o marido.
Roberto também já deu sua versão desse primeiro encontro com Rita Lee. Os detalhes foram dados em uma conversa de mais de duas horas com o pesquisador musical Rodrigo Faour, no Instagram, em 2020.
"A primeira vez que encontrei a Rita foi no festival de Saquarema, em 1976. Foi a primeira vez que a gente conversou, se olhou e alguma coisa aconteceu em nossos corações", relatou ele na época.
Foi assim que a relação começou e, em 1977, a cantora teve seu primeiro filho com Roberto, que recebeu o nome de Beto Lee. Durante a gestação, Rita chegou a ser presa por porte de maconha, época em que o País vivia uma Ditadura Militar.
Nos anos seguintes, o casal teve outros dois filhos: João, em 1979, e Antônio, em 1981. Mas, além de construírem uma família juntos, os dois se tornaram também parceiros na arte e passaram a compor e se apresentar juntos. Foi assim que se tornaram um dos casais mais admirados do ramo musical.
A dupla lançou diversos álbuns e compôs grandes sucessos da música brasileira, como "Baila Comigo", "Cor de Rosa Choque", "Lança Perfume", "Doce Vampiro" e "Nem luxo nem lixo".
O primeiro disco do casal foi o álbum Rita Lee, que ficou mais conhecido como "Mania de Você", devido à música homônima do álbum e que fez grande sucesso na época. Ao falar de sexo, a obra ainda trazia um assunto que era considerado tabu na época da ditadura.
Após já estarem muitos anos juntos, Rita e Roberto se casaram no civil em dezembro de 1996. Na música, o casal lançou cinco álbuns:
• Rita Lee e Roberto de Carvalho (1982);
• Bombom (1983);
• Rita e Roberto (1985);
• Flerte Fatal (1987);
• Rita Lee & Roberto de Carvalho "Perto do Fogo" (1990).
Morte de Rita Lee
A cantora Rita Lee morreu na segunda-feira, 8, em sua casa, localizada em São Paulo. A cantora de 75 anos lutava contra um câncer de pulmão diagnosticado em 2021. O velório ocorrerá nesta quarta-feira, 10, no Planetário do Parque Ibirapuera, e será aberto ao público das 10h às 17h.
O anúncio da morte foi feito no perfil do Instagram da cantora nesta terça-feira, 9. "Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou", diz comunicado.
Artistas e políticos fizeram homenagens para Rita Lee nas redes sociais. "Estou frangalhos. A maior nos deixa hoje. Ritinha, te amarei para todo o sempre! Meus sentimentos à família, aos amigos", escreveu a rockeira Pitty.