Previsões do Grammy 2025: Quem vai levar os prêmios principais?

Da categoria Álbum do Ano à Melhor Canção, analisamos as disputas mais acirradas da premiação

30 jan 2025 - 18h21
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Foto: Dimitrios Kambouris/Getty Images; Blair Caldwell; Paras Griffin/Getty Images / Rolling Stone Brasil

A 67ª edição do Grammy Awards acontecerá neste domingo à noite, com a fumaça dos incêndios em Los Angeles ainda pairando no ar. Mas o show deve continuar, e novos vencedores serão coroados. Algumas categorias estão especialmente competitivas: Álbum do Ano promete ser uma disputa feroz, enquanto algumas categorias de gênero parecem já ter favoritos (como é o caso de Melhor Canção de Rap).

Após analisarmos os números, ouvirmos especialistas e, mais importante, mergulharmos na música, apresentamos nossas previsões para 13 categorias, incluindo as quatro principais: Álbum do Ano, Gravação do Ano, Canção do Ano e Artista Revelação.

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1. Previsão de vencedor para Álbum do Ano

Indicados:

  • André 3000 - New Blue Sun
  • Beyoncé - Cowboy Carter
  • Sabrina Carpenter - Short n' Sweet
  • Charli XCX - Brat
  • Jacob Collier - Djesse Vol. 4
  • Billie Eilish - Hit Me Hard and Soft
  • Chappell Roan - The Rise and Fall of a Midwest Princess
  • Taylor Swift - The Tortured Poets Department

Análise da categoria:

Este foi um ano forte para álbuns como álbuns, e não apenas como coleções de músicas feitas para sustentar um ou dois singles: tanto Beyoncé quanto Taylor Swift corresponderam a esse ideal. Mas elas não foram as únicas. Poucos artistas exemplificam isso tão bem quanto Chappell Roan, cujo álbum de estreia, The Rise and Fall of a Midwest Princess, se tornou uma mina de ouro inesgotável de pop vibrante e cheio de sentimento.

"'Good Luck, Babe!' foi a música que finalmente impulsionou sua carreira," diz Talia Kraines, editora sênior de pop do Spotify. "Mas tem sido realmente fascinante ver as pessoas mergulharem de verdade no catálogo dela — praticamente o álbum inteiro está no Top 200 do Spotify."

Em outro lugar, Billie Eilish entregou um disco afiado e ao mesmo tempo emotivo com Hit Me Hard and Soft. Segundo Kraines, "foi realmente o momento dela sendo uma jovem na casa dos vinte anos, em vez de uma adolescente — foi incrivelmente identificável, apesar dela ser uma das pessoas mais famosas do mundo."

Charli XCX, com Brat, se apresentou a um novo público sem abandonar suas raízes no pop futurista. "Sempre soubemos que ela tinha isso dentro dela", diz Kraines.

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Mas não subestime a arte sem limites de André 3000 e sua aventura na flauta em New Blue Sun, exatamente o tipo de lançamento eclético que os eleitores do Grammy costumam gostar de premiar.

Quem deveria ganhar:

Beyoncé - Cowboy Carter

Beyoncé é a artista mais premiada na história do Grammy — mas de alguma forma, nunca levou Álbum do Ano. Cowboy Carter pode mudar isso: além de ser uma lição histórica sobre as contribuições negras para a música americana, o disco também apresenta a nova geração de artistas negros da música country.

"Destacar outras mulheres negras no country e criar discussões importantes que precisavam acontecer é essencial", diz Kraines.

Além disso, o álbum é recheado de faixas marcantes, como a sofisticada "Bodyguard" e o doce dueto de apoio com Miley Cyrus, "II Most Wanted", o que o torna um forte concorrente. "Os dois fatores andam lado a lado: a relevância cultural e a excelência do álbum", conclui Kraines.

Quem vai ganhar:

Taylor Swift - The Tortured Poets Department

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Alguém consegue parar o impulso de Taylor Swift, especialmente depois que ela anunciou The Tortured Poets Department durante o Grammy 2024?

"Obviamente, o impacto da Eras Tour é impossível de ignorar, e The Tortured Poets Department tem sido gigantesco", diz Kraines. "O catálogo dela continua sendo transmitido insanamente, e quando ela adicionou a nova fase do álbum à turnê, isso deu um novo impulso."

Além disso, TTPD foi produzido por Jack Antonoff, que está em uma sequência de três anos vencendo o prêmio de Produtor do Ano (Não-Clássico), o que deve fortalecer ainda mais o caso de Taylor — sem mencionar a histeria coletiva que ela gerou com a TheEras Tour, que terminou em dezembro.

2. Previsão de vencedor para Gravação do Ano

Indicados:

  • The Beatles - Now and Then
  • Beyoncé - Texas Hold 'Em
  • Sabrina Carpenter - Espresso
  • Charli XCX - 360
  • Billie Eilish - Birds of a Feather
  • Kendrick Lamar - Not Like Us
  • Chappell Roan - Good Luck, Babe!
  • Taylor Swift feat. Post Malone - Fortnight

Análise da categoria:

Este ano de indicações foi um dos mais vibrantes do pop nos últimos tempos, com fenômenos recém-surgidos, sucessos inesperados e grandes estrelas disputando espaço nas paradas e playlists. Isso resultou em uma categoria de Gravação do Ano bastante aberta, equilibrando peso de grandes nomes (Beyoncé! Billie! Taylor com Posty!), talentos emergentes (Shaboozey!) e surpresas (The Beatles?!). No entanto, "Not Like Us", de Kendrick Lamar, pode ser o grande elemento imprevisível da disputa. Lançada de surpresa, a faixa produzida por DJ Mustard se tornou uma sensação imediata e continua a crescer em popularidade, sendo adotada por bandas marciais durante a temporada de futebol no outono.

Quem deveria ganhar:

Chappell Roan - Good Luck, Babe!

Poucas músicas foram tão amplamente celebradas neste ano quanto Good Luck, Babe! — artistas como Franz Ferdinand e Miranda Lambert com Kelly Clarkson a interpretaram ao vivo. A banda Josiah and the Bonnevilles chegou a lançar uma versão acústica no verão passado. A música, que Chappell Roan contou à Rolling Stone ter sido inspirada na ideia de "desejar boa sorte a alguém que está negando o destino", se tornou um fenômeno cultural. Além disso, é a faixa mais reproduzida de seu catálogo.

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Quem vai ganhar:

Billie Eilish - Birds of a Feather

Birds of a Feather, de Billie Eilish, é um pop refinado que evidencia como a artista evoluiu em suas interpretações vocais desde sua ascensão no final dos anos 2010. O público também se conectou naturalmente com a faixa, que inesperadamente se tornou o grande sucesso de Hit Me Hard and Soft no último verão. "Quando um álbum é lançado, há uma música planejada para ser o foco, mas rapidamente começamos a ver diferentes faixas ganhando destaque no Spotify", explica Talia Kraines. "Nós imediatamente nos apaixonamos por Birds of a Feather."

3. Previsão de vencedor para Canção do Ano

Indicados:

  • Shaboozey - A Bar Song (Tipsy)
  • Billie Eilish - Birds of a Feather
  • Lady Gaga e Bruno Mars - Die With a Smile
  • Taylor Swift feat. Post Malone - Fortnight
  • Chappell Roan - Good Luck, Babe!
  • Kendrick Lamar - Not Like Us
  • Sabrina Carpenter - Please Please Please
  • Beyoncé - Texas Hold 'Em

Análise da categoria:

As indicações a Canção do Ano mostram um forte domínio do country-pop este ano, com Texas Hold 'Em, de Beyoncé, e A Bar Song (Tipsy), de Shaboozey, conquistando grande popularidade. "O público geral não tem medo de abraçar um som mais country", afirma Alex Tear, vice-presidente de programação musical da SiriusXM.

Chamado por muitos de "o verão do Yeehaw", 2024 viu artistas de outros gêneros flertando com sonoridades country e sendo amplamente aceitos pelo público. Apesar de Beyoncé ter sido ignorada nas indicações ao CMA Awards, ela pode fazer história ao levar Canção do Ano no Grammy. "Ela não é uma turista nesse estilo musical", diz Tear. "A música country está no seu DNA."

Ainda assim, as duas favoritas da categoria parecem ser Good Luck, Babe! e Please Please Please.

Quem deveria ganhar:

Sabrina Carpenter - Please Please Please

O hit disco-pop de Sabrina Carpenter, presente no álbum Short n' Sweet, finalmente lhe deu o reconhecimento mainstream que ela merecia há anos. E embora Chappell Roan deva garantir o prêmio de Artista Revelação, seria ótimo ver Carpenter sair com uma vitória nesta categoria.

"Estou tão feliz em ver Sabrina recebendo o reconhecimento que merece", diz Tear. "Ela está nessa cena há quase uma década, e chegou a hora de ela receber seus aplausos."

Quem vai ganhar:

Chappell Roan - Good Luck, Babe!

O ano de 2024 pertenceu a Chappell Roan, e tudo começou com seu maior sucesso, Good Luck, Babe!. A faixa ultrapassou um bilhão de streams no Spotify e virou um fenômeno cultural. Até Tom Morello é fã.

No entanto, muitas pessoas ainda acham que seu sucesso foi repentino. Em sua capa para a Rolling Stone, Roan desabafou sobre a frustração de finalmente ser levada a sério:

"O que me irrita é que só agora estão me dando credibilidade", disse ela. "Tipo, 'Você sabe o quê, vadia? Eu faço isso há anos e só agora vocês estão percebendo.'"

E se Good Luck, Babe! já foi nomeada como a música favorita do ano de Billie Eilish, que mais prova o Grammy precisa?

4. Previsão de vencedor para Artista Revelação

Indicados:

  • Benson Boone
  • Sabrina Carpenter
  • Doechii
  • Khruangbin
  • RAYE
  • Chappell Roan
  • Shaboozey
  • Teddy Swims

Análise da categoria:

Artista Revelação é uma das quatro categorias mais importantes do Grammy, ao lado de Álbum do Ano, Gravação do Ano e Canção do Ano. Embora todas essas categorias sejam grandes conquistas, Artista Revelação é um verdadeiro selo de validação para quem está em ascensão.

Este ano, a disputa deve se concentrar entre Sabrina Carpenter e Chappell Roan. No entanto, artistas como Doechii, Shaboozey, Benson Boone e Teddy Swims não podem ser descartados.

"Em meio ao ano dominado por Brat [de Charli XCX], Benson Boone fez um trabalho incrível ao se conectar com o público de massa", observa Alex Tear. Ele também destaca o talento de Teddy Swims:

"Ele tem uma voz inesquecível e uma presença incrível. The Door é uma música que simplesmente não para de crescer."

Quem deveria ganhar:

Chappell Roan

Roan se autodescreveu como "a artista favorita do seu artista favorito", mas isso foi antes de ganhar quase 6 milhões de seguidores no Instagram e receber um convite para a Casa Branca (spoiler: ela recusou).

Ela passou quase uma década batalhando para ser reconhecida na indústria, e por isso seu nome parece ser o mais justo para este prêmio.

"Esse é o trabalho dos meus sonhos", disse ela à Rolling Stone. "Eu nunca sei se vai ser assim para sempre, e isso me assusta um pouco."

Quem vai ganhar:

Chappell Roan

O sucesso avassalador de Roan em 2024 indica que ela deve levar os prêmios principais, especialmente Artista Revelação.

"The Rise and Fall of a Midwest Princess realmente a consolidou em 2023, e aquele burburinho em torno dela foi crescendo", afirma Tear. "Eu lembro de pensar: 'Meu Deus, ela vai dominar isso tudo.'"

5. Previsão de vencedor para Melhor Canção Country

Indicados:

  • Kacey Musgraves - The Architect
  • Shaboozey - A Bar Song (Tipsy)
  • Jelly Roll - I Am Not Okay
  • Post Malone feat. Morgan Wallen - I Had Some Help
  • Beyoncé - Texas Hold 'Em

Análise da categoria:

Existe um ditado em Nashville: "Tudo começa com uma música". E a seleção deste ano para Melhor Canção Country reforça essa ideia.

Kacey Musgraves mergulhou nas complexidades da vida com uma abordagem poética e filosófica. Jelly Roll trouxe um lembrete poderoso sobre as dificuldades que todos enfrentam. Já Post Malone e Morgan Wallen capturaram o espírito festivo e caótico de "se perder" em sua música, que dominou as paradas.

"Quando falamos sobre Canção do Ano, estamos falando de músicas que servem como veículos de expressão emocional", explica Rachel Whitney, chefe editorial de Nashville no Spotify. "E essas são as músicas que realmente se destacam."

Quem deveria ganhar:

Kacey Musgraves - The Architect

Musgraves deu um grande salto criativo com The Architect e acertou em cheio. A música poderia ter se tornado apenas uma reflexão ingênua sobre os mistérios da vida, mas acabou se transformando em uma canção profunda e elegante.

Ela canta: "Mesmo algo tão pequeno quanto uma maçã é simples e, ao mesmo tempo, complexo". E então questiona: "Doce e divino, um design perfeito. Posso falar com o arquiteto?"

A faixa também reúne Musgraves com seus colaboradores de Merry Go 'Round, Shane McAnally e Josh Osborne, dois pesos-pesados do Grammy que, juntos, acumulam 14 indicações.

Quem vai ganhar:

Kacey Musgraves - The Architect

The Architect é uma daquelas músicas que se tornam mais profundas a cada nova audição.

"Kacey é uma compositora incrivelmente talentosa, e acho que ela realmente se baseia em uma experiência de vida rica", afirma Whitney. "Essa música, em particular, ressoa profundamente quando pensamos sobre a vida e todos os seus significados. Ela faz um trabalho incrível ao capturar isso."

Com sua profundidade lírica e composição sofisticada, The Architect deve garantir a Musgraves mais um Grammy para sua coleção.

6. Previsão de vencedor para Melhor Álbum Country

Indicados:

  • Beyoncé - Cowboy Carter
  • Post Malone - F-1 Trillion
  • Kacey Musgraves - Deeper Well
  • Chris Stapleton - Higher
  • Lainey Wilson - Whirlwind

Análise da categoria:

Em um gênero onde álbuns de 30 faixas muitas vezes são apresentados como playlists, 2024 se destacou pela qualidade e coesão dos trabalhos lançados.

Kacey Musgraves explorou uma perspectiva espiritual e conectada à natureza, Lainey Wilson refletiu sobre sua ascensão meteórica, e Chris Stapleton entregou seu trabalho mais sólido desde o aclamado Traveller.

E então há Beyoncé, que mergulhou em suas raízes texanas e nas influências negras na música country para criar um álbum que se tornou um marco.

"Independentemente da sua opinião sobre ela como artista country, ninguém pode negar o sucesso universal deste álbum", afirma Storme Warren, veterano da indústria e apresentador da rádio The Big 615, da TuneIn.

Apesar disso, ele alerta para as chances de Lainey Wilson, vencedora do Grammy de Melhor Álbum Country no ano passado por Bell Bottom Country, e de Kacey Musgraves, uma queridinha da premiação.

"[Kacey] tem um dom poético, visual e cinematográfico que poucos artistas possuem", diz Warren. "Os melhores têm isso."

Quem deveria ganhar:

Beyoncé - Cowboy Carter

Ouvir Cowboy Carter do início ao fim é como assistir a uma aula sobre a influência negra na música country e sobre o caminho que levou Beyoncé a criar esse álbum.

O disco não apenas conta a história da música country, mas também a trajetória pessoal da própria artista.

"Isso faz parte de quem ela é", diz Rachel Whitney, do Spotify. "Ela reuniu um projeto extraordinário com a ajuda de compositores e artistas incríveis do country, abrangendo tanto a história quanto o futuro do gênero de forma elegante."

Quem vai ganhar:

Chris Stapleton - Higher

Stapleton já venceu três vezes nesta categoria, e essa familiaridade com os votantes do Grammy pode ser decisiva. Mas Higher não depende apenas disso — o álbum é recheado de músicas excepcionais, incluindo White Horse, que venceu Melhor Canção Country no Grammy do ano passado, e Think I'm in Love With You.

"O que Stapleton está fazendo como compositor e vocalista, e sua conexão com os fãs e com a música country, é simplesmente incrível", diz Warren. "Acho que Higher representa a verdadeira evolução dele."

Se o Grammy decidir seguir seu histórico de premiações, Stapleton é o nome a ser batido.

7. Previsão de vencedor para Melhor Álbum de Rap

Indicados:

  • J. Cole - Might Delete Later
  • Common e Pete Rock - The Auditorium, Vol. 1
  • Doechii - Alligator Bites Never Heal
  • Eminem - The Death of Slim Shady (Coup De Grâce)
  • Future e Metro Boomin - We Don't Trust You

Análise da categoria:

Carl Chery, chefe de música urbana e diretor criativo do Spotify, diz que o prêmio de Melhor Álbum de Rap deste ano pode depender do tipo de rap que os eleitores do Grammy preferem. "Se você gosta mais do estilo trap, provavelmente vai se inclinar para Future e Metro," ele diz como exemplo. Para aqueles que preferem nostalgia, The Death of Slim Shady, de Eminem, pode ser a melhor escolha — o rapper de Detroit recebeu sua primeira indicação desde 2019.

"Eu não ficaria surpreso se Eminem ganhasse," diz Chery. "Este álbum parece ter tido a melhor recepção de um disco do Eminem em anos e teve um bom desempenho comercial… Para alguém que está agora nos seus 50 anos, Eminem está indo em uma direção diferente. Você está na indústria há um tempo, seus números deveriam estar caindo… Mas o público dele está ficando mais jovem."

Dito isso, nenhum rapper chega mais quente ao Grammy este ano do que Doechii.

Quem deveria ganhar:

Doechii - Alligator Bites Never Heal

Em outubro, vimos Doechii destruir o palco do Webster Hall, em Nova York, e percebemos que essa pode muito bem ter sido a última vez que ela se apresentou em um local tão pequeno. Foi uma performance incrível no meio de um 2024 que consolidou Doechii como uma estrela. O Grammy deveria sempre reconhecer os artistas que realmente dominam o momento no hip-hop, e isso significa que Alligator Bites Never Heal, com três indicações, merece levar o prêmio de Melhor Álbum de Rap.

Quem vai ganhar:

Doechii - Alligator Bites Never Heal

Quando conversamos com Chery, ele estava indeciso sobre quanto a Top Dawg Entertainment (TDE) e a equipe de Doechii pressionariam por uma vitória no Grammy, considerando que sua mixtape ainda não é oficialmente seu álbum de estreia. Inicialmente, Chery via Doechii como uma grande candidata a Artista Revelação, mas após essa conversa, uma forte campanha de marketing (incluindo o clipe super produzido de Denial Is a River) deixou claro que a TDE está fazendo de tudo para levar esse prêmio.

E quando a TDE coloca todas as fichas em um artista, eles costumam vencer no Grammy.

8. Previsão de vencedor para Melhor Canção de Rap

Indicados:

  • Rapsody feat. Hit-Boy - Asteroids
  • ¥$ (Kanye West & Ty Dolla $ign) feat. Rich the Kid & Playboi Carti - Carnival
  • Future & Metro Boomin feat. Kendrick Lamar - Like That
  • Kendrick Lamar - Not Like Us
  • GloRilla - Yeah Glo!

Análise da categoria:

Esta categoria parece já ter um vencedor certo. De acordo com Carl Chery, diretor de música urbana e criação no Spotify:

"Eu simplesmente não vejo um mundo onde [Kendrick] não ganhe."

O histórico de Kendrick Lamar, o impacto cultural da faixa e sua recepção massiva garantem sua posição de franco favorito. O Grammy muitas vezes recebe críticas por não estar alinhado com a cena do hip-hop, mas desta vez seria impossível ignorar o que Kendrick chamou de "o que a cultura sente".

Quem deveria ganhar:

Kendrick Lamar - Not Like Us

Se há uma escolha óbvia nesta edição, é essa. Not Like Us reúne todos os elementos essenciais: é um diss track explosivo com comentários sociais afiados, momentos interativos para o público e uma batida envolvente de DJ Mustard.

Desde seu lançamento em maio do ano passado, a faixa se tornou muito mais do que uma resposta a Drake — ela virou um hino cultural. O impacto da segunda estrofe da música, que levanta questões sobre apropriação cultural, foi estrondoso.

Em outras edições, algumas músicas acumularam números impressionantes sem grande relevância cultural. Não é o caso este ano.

Quem vai ganhar:

Kendrick Lamar - Not Like Us

Os números por si só indicam que "Not Like Us", de Kendrick, é uma inevitabilidade na categoria de Melhor Canção de Rap. A faixa ficou várias semanas no topo da Hot 100 da Billboard e se tornou a música a atingir 500 milhões de streams no Spotify mais rapidamente. De candidatos presidenciais a fãs de esportes, todos adotaram o título.

9. Previsão de vencedor para Melhor Álbum de Americana

Indicados:

  • T Bone Burnett - The Other Side
  • Charley Crockett - $10 Cowboy
  • Sierra Ferrell - Trail of Flowers
  • Sarah Jarosz - Polaroid Lovers
  • Maggie Rose - No One Gets Out Alive
  • Waxahatchee - Tigers Blood

Análise da categoria:

Com nomes como Jason Isbell e Rhiannon Giddens ausentes este ano, a disputa pelo Melhor Álbum de Americana está totalmente aberta.

Os votantes terão à disposição um grupo eclético de artistas:

  • Waxahatchee, que mistura indie e country;
  • Maggie Rose, dona de uma voz marcante;
  • Charley Crockett, um verdadeiro trovador texano.

"Este ano está muito mais aberto a surpresas do que em edições anteriores", afirma Margi Cheske, co-presidente da Concord Records.

Quem deveria ganhar:

Sierra Ferrell - Trail of Flowers

A Recording Academy muitas vezes demora a reconhecer novos talentos, mesmo quando esses artistas já conquistaram um público fiel. Sierra Ferrell, no entanto, teve um ano de grande ascensão: se apresentou em festivais importantes, recebeu elogios da crítica e colaborou com alguns dos maiores nomes da música americana, como Zach Bryan e Post Malone.

"Ela é incrivelmente única e talentosa", afirma Cheske.

Com um álbum envolvente e cativante, Ferrell merece a estatueta.

Quem vai ganhar:

Sarah Jarosz - Polaroid Lovers

Se há uma artista do universo roots que parece estar "na vez" do Grammy, é Sarah Jarosz. Esta é sua 12ª indicação ao prêmio, dividida entre as categorias de Folk e Americana, e ela já venceu esta categoria antes, com World on the Ground em 2020.

Seu álbum mais recente, Polaroid Lovers, é o mais acessível de sua carreira e poderia finalmente consolidar seu status entre os grandes nomes do gênero.

"Ela é como a nova Alison Krauss", diz Cheske. "Este novo disco dela é simplesmente incrível."

Pela consistência de sua trajetória e pelo favoritismo entre os votantes do Grammy, Sarah Jarosz é a aposta mais segura para levar o prêmio.

10. Previsão de vencedor para Melhor Álbum de Música Urbana

Indicados:

  • Bad Bunny - Nadie Sabe lo Que Va a Pasar Mañana
  • J Balvin - Rayo
  • Feid - Ferxxocalipsis
  • Residente - Las Letras Ya No Importan
  • Young Miko - Att.

Análise da categoria:

A música latina continua alcançando novos patamares: em 2024, foi o gênero que mais cresceu no streaming. Segundo um relatório da RIAA, a música latina bateu um recorde, gerando US$ 685 milhões apenas no primeiro semestre do ano. Grande parte desse sucesso vem dos gêneros urbanos, como reggaeton e trap, e dos grandes nomes da indústria, como Bad Bunny e Feid. Os lançamentos desses artistas tornam a disputa na categoria de Melhor Álbum de Música Urbana no Grammy particularmente acirrada.

O diferencial dos lançamentos urbanos deste ano foi a ousadia de muitos artistas em explorar produções futuristas e fusões inovadoras, reinventando os sons que o público já conhece.

"A música latina no lado urbano foi muito mais alternativa e indie, mais melódica", diz AJ Ramos, chefe de parcerias artísticas de música latina no YouTube/Google. "Ouvimos mais músicas românticas, mais fusões com pop, mais fusões com rock."

Isso explica o sucesso de Young Miko, cujo álbum Att. conquistou uma geração mais jovem. Até mesmo artistas já consolidados, como Bad Bunny, experimentaram com sonoridades eletrônicas, como o Jersey Club, em Nadie Sabe lo Que Va A Pasar Mañana, enquanto Feid manteve seu estilo brincalhão e dominou as paradas.

Quem deveria ganhar:

Feid - Ferxxocalipsis

Este é o primeiro Grammy de Feid, um reconhecimento merecido por sua carreira em ascensão. Ferxxocalipsis foi uma aposta inesperada, mas rendeu sucessos como "Classy 101", com participação de Young Miko. Seria interessante ver a Academia continuar premiando novas estrelas, como fez no ano passado, quando Karol G levou o prêmio.

Quem vai ganhar:

Bad Bunny - Nadie Sabe lo Que Va a Pasar Mañana

O astro porto-riquenho já venceu três Grammys, o que significa que tem atenção total da Academia. Além disso, seu álbum mais recente surpreendeu ao trazer uma abordagem diferente de seus últimos trabalhos, com um retorno a suas raízes mais trap e agressivas.

"Bad Bunny é Bad Bunny", resume Ramos.

Pela consistência de sua trajetória e impacto global, Bad Bunny deve levar mais um Grammy para sua coleção.

11. Previsão de vencedor para Melhor Álbum de Rock ou Alternativo Latino

Indicados:

  • El David Aguilar - Compita del Destino
  • Cimafunk - Pa' Tu Cuerpa
  • Mon Laferte - Autopoiética
  • Nathy Peluso - Grasa
  • Rawayana - ¿Quién trae las cornetas?

Análise da categoria:

O Grammy de Melhor Álbum de Rock ou Alternativo Latino sempre foi uma categoria ampla, em que diferentes estilos podem ser incluídos. Os projetos que costumam se destacar variam entre álbuns de rock direto e trabalhos experimentais difíceis de categorizar. Exemplos disso foram Motomami, de Rosalía, que levou o prêmio em 2023, e o empate inesperado entre Juanes e Natalia Lafourcade no ano passado.

Neste ano, a disputa segue imprevisível, com uma diversidade de lançamentos no cenário latino. José Luis Mercado, criador do portal Rock En Las Americas, aponta uma divisão nas abordagens dos artistas: há álbuns que resgatam o passado e as raízes do rock alternativo latino, enquanto outros apostam em novas direções e fusões inesperadas. Muitos artistas incorporaram estilos múltiplos, expandindo as possibilidades do gênero. Mercado destaca, por exemplo, Grasa, o aguardado segundo álbum de Nathy Peluso:

"Eles conseguem entrar no hip-hop, conseguem entrar no alternativo", diz Mercado. "Eles transitam entre diversos gêneros ao mesmo tempo e fazem isso com naturalidade."

Quem deveria ganhar:

Mon Laferte - Autopoiética

Muitos apostam em uma vitória de Mon Laferte, e por um bom motivo.

"Seria um grande marco em sua carreira musical. Estamos falando de uma artista que tem mais de uma década na cena e ainda não conquistou um Grammy na categoria anglófona", explica Mercado.

O conceito de reinvenção e experimentação que marca Autopoiética também seria um fator importante para que ela levasse o prêmio.

Quem vai ganhar:

Nathy Peluso - Grasa

A disputa parece estar entre Nathy Peluso e Mon Laferte, já que ambas têm forte presença no mercado, misturam elementos modernos e tradicionais e já foram indicadas anteriormente.

Mon Laferte recebeu sua primeira nomeação nesta categoria em 2023, com 1940 Carmen, e antes disso concorreu com SEIS em Melhor Álbum de Música Mexicana. Peluso, por sua vez, teve sua estreia na premiação em 2022, quando seu álbum Calambre recebeu uma indicação merecida.

A disputa será acirrada, mas tudo indica que Peluso sairá vitoriosa.

12. Previsão de vencedor para Melhor Álbum de R&B Progressivo

Indicados:

  • Avery*Sunshine - So Glad to Know You
  • Durand Bernarr - En Route
  • Childish Gambino - Bando Stone and the New World
  • Kehlani - Crash
  • NxWorries (Anderson .Paak e Knxwledge) - Why Lawd?

Análise da categoria:

Desde sua criação, o Grammy de Melhor Álbum de R&B Progressivo sempre foi um espaço híbrido dentro do gênero. A categoria já premiou desde álbuns de apelo mainstream, como Lemonade, de Beyoncé (2017), até projetos mais underground, como Table for Two, de Lucky Daye (2022).

Este ano, no entanto, a disputa está mais equilibrada: não há um grande blockbuster como no ano passado, quando SZA e Janelle Monáe concorreram com SOS e The Age of Pleasure.

Apesar disso, a qualidade dos lançamentos foi alta, segundo Alaysia Sierra, chefe de R&B do Spotify.

"Mesmo com alguns grandes nomes concorrendo, como Childish Gambino, essa categoria ainda está aberta para surpresas."

Quem deveria ganhar:

NxWorries (Anderson .Paak e Knxwledge) - Why Lawd?

Este álbum personifica o espírito da categoria: uma fusão perfeita entre técnicas de hip-hop e R&B.

A dupla reuniu uma lista de colaboradores de peso, incluindo Dave Chappelle, Thundercat, Charlie Wilson e H.E.R., resultando em um disco tão divertido quanto emocionalmente profundo.

"Se eu tivesse que apostar, diria que Why Lawd? realmente traduz o que essa categoria representa", diz Sierra.

Quem vai ganhar:

NxWorries (Anderson .Paak e Knxwledge) - Why Lawd?

A dupla vibrante do produtor eclético Knxwledge e do talento triplo Anderson .Paak fez uma sequência aclamada pela crítica, repleta de estrelas e muito aguardada de sua estreia no estúdio,  Yes Lawd! de 2016 , um favorito cult. Além do mais,  Why Lawd?  vem depois de anos de .Paak construindo não apenas familiaridade, mas também favor com os eleitores do Grammy, ganhando quatro prêmios como ato solo desde 2019. Então, em 2022, ele e Bruno Mars varreram todas as categorias em que seu hit inescapável "Leave the Door Open" foi indicado. "Acho que o elemento Anderson, depois dos anos que ele teve [e] com  Silk Sonic,  ajudará a elevar a aparência de NxWorries para os eleitores", diz Sierra.

13. Previsão de vencedor para Melhor Álbum de Rock

Indicados:

  • The Black Crowes - Happiness Bastards
  • Fontaines D.C. - Romance
  • Green Day - Saviors
  • Idles - TANGK
  • Pearl Jam - Dark Matter
  • The Rolling Stones - Hackney Diamonds
  • Jack White - No Name

Análise da categoria:

O Grammy demorou até 1995 para criar a categoria de Melhor Álbum de Rock, e logo no primeiro ano cometeu um erro histórico ao premiar os Rolling Stones por Voodoo Lounge, em vez de álbuns como Vs., do Pearl Jam, Superunknown, do Soundgarden, e Monster, do R.E.M..

Desde então, a premiação tem alternado entre acertos históricos (American Idiot, do Green Day, The Rising, do Bruce Springsteen) e erros questionáveis (Drones, do Muse, cinco álbuns do Foo Fighters).

Este ano, a disputa está particularmente forte, com álbuns sólidos de Green Day, Pearl Jam, Idles e os Rolling Stones.

Quem deveria ganhar:

The Rolling Stones - Hackney Diamonds

Pearl Jam, Green Day e Black Crowes lançaram álbuns estelares, mas nenhum deles ficou muito acima de seus melhores trabalhos dos anos noventa ou 2000. Mick, Keith e a banda, enquanto isso, nem tentaram gravar uma música nova desde o irregular  A Bigger Bang. A maioria dos fãs presumiu que eles nunca chegariam a isso. E ninguém esperava nada nem remotamente no nível de Hackney Diamonds . O álbum é um milagre absoluto e os Stones merecem outro Grammy: a banda recebeu apenas três Grammys em sua carreira de seis décadas. "Eu realmente acho que vai para os Stones este ano", diz o DJ Justin Kade da SiriusXM. "É como você dá a alguém um prêmio de MVP ou prêmio pelo conjunto da obra."

Quem vai ganhar:

The Rolling Stones - Hackney Diamonds

Embora seja um clichê dizer que os Stones fizeram seu melhor álbum desde 1981, há um argumento legítimo de que Hackney Diamondsrealmente atingiu esse patamar.

As expectativas eram baixas, já que eles não lançavam um álbum de músicas originais desde A Bigger Bang , de 2005 , eles estão todos na casa dos 80 agora, e o baterista Charlie Watts morreu em 2021. Mas trabalhando em estreita colaboração com o produtor Andrew Watt ao longo de apenas algumas semanas, eles criaram uma série de músicas excelentes como "Angry", "Sweet Sounds of Heaven" e "Bite My Head Off" que se encaixaram perfeitamente nas listas de músicas de sua turnê de verão em estádios.

Jason Squires, diretor de programação da KFRR em Fresno, Califórnia, diz: "Você não descarta esses caras nunca, nunca, nunca."

Essa matéria é uma tradução da Rolling Stone americana. Leia a versão original aqui.

Rolling Stone Brasil
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