Um processo aberto há dois anos tenta provar que a música Happy Birthday to You (Parabéns para você, em tradução livre) não está submissa a direitos autorais, o que pode levar a famosa canção ao domínio público após a apresentação de um novo documento.
Siga Terra Diversão no Twitter
Vários veículos da imprensa especializados como o The Hollywood Reporter publicaram nesta terça-feira (28) que os advogados dos litigantes, entre eles, a cineasta Jennifer Nelson, apresentaram a nova evidência nesta segunda-feira (27) a um tribunal na Califórnia.
Nelson entrou em 2013 com um processo contra a Warner/Chappell Music, uma divisão da Warner Music, depois que a gravadora cobrou 1,5 mil de dólares (cerca de R$ 5.030) por propriedade intelectual de Happy Birthday to You, que usou em um documentário sobre a famosa canção de aniversário.
A conhecida música foi tirada da canção de finais do século XIX Good Morning to Al l, das irmãs Mildred J. e Patty Smith Hill.
A Warner comprou a pequena empresa que detinha os direitos de Good Morning to All , Birchtree Ltd, e arrecada cerca de 2 milhões de dólares (aproximadamente R$ 6,7 milhões) ao ano por propriedade intelectual pelo uso da famosa canção.
A evidência apresentada agora pelos litigantes é um livro de canções publicado em 1927 que contém a letra de Happy Birthday sem nenhum aviso sobre direitos autorais e que é anterior ao registro de propriedade intelectual da melodia, que foi feito em 1935. Acredita-se que a canção era de domínio público muito antes de ter sido registrada.