O astro do K-pop Moonbin morreu aos 25 anos, anunciou a gravadora do artista.
Ele foi encontrado inconsciente pelo empresário na noite de quarta-feira (19/04) no apartamento onde morava, em Seul, informou a polícia, de acordo com a imprensa sul-coreana.
"Ele parece ter tirado a própria vida, mas está sendo analisada a realização de uma autópsia para determinar a causa exata da morte", acrescentaram as autoridades.
Moonbin "inesperadamente deixou nosso mundo e se tornou uma estrela no céu", afirmou a gravadora Fantiago em nota.
Moonbin havia trabalhado como ator e modelo antes de entrar na popular boy band Astro em 2016, aos 18 anos.
Desde 2020, ele se apresentava em dupla com outro integrante do Astro, Sanha. Moonbin & Sanha estavam no meio de uma turnê mundial — e sua última apresentação foi em Bangkok em 8 de abril.
A gravadora Fantiago informou que todos os membros do Astro estavam voltando para Seul nesta quinta-feira para o velório de Moonbin.
O comunicado da gravadora também pedia às pessoas que "evitassem relatos especulativos e maliciosos" para que a família de Moonbin pudesse prestar suas homenagens em paz.
A irmã de Moobin, Moon Sua, também é cantora de K-pop, integrante da girl band Billlie. Os irmãos já haviam falado em entrevistas sobre como dependiam um do outro.
Moonbin é a mais recente estrela do K-pop a perder a vida nos últimos anos.
A cantora e atriz Goo Hara foi encontrada morta em sua casa em Seul em 2019. Sua grande amiga, a estrela do K-pop Sulli, se suicidou após uma longa batalha contra o bullying virtual no mesmo ano.
Em 2018, Minwoo, da boy band 100%, morreu em casa — e sua gravadora disse apenas que ele havia sofrido uma parada cardíaca.
Jonghyun, vocalista da SHINee, uma das maiores boy bands da Coreia do Sul, morreu em 2017.
A Coreia do Sul tem a maior taxa de suicídio de jovens de todos os países desenvolvidos e, embora a taxa de suicídio geral do país esteja caindo, as mortes de pessoas na faixa dos 20 anos estão aumentando.
O governo está tentando reduzir significativamente o número de suicídios, que afligem a sociedade altamente competitiva da Coreia.
Moonbin entrou para o programa de trainee da Fantagio quando era criança, antes de se juntar ao Astro. O grupo era originalmente formado por seis artistas, mas um deles saiu em fevereiro de 2023.
Os fãs da Astro — conhecidos como "Arohas" — estão de luto pela morte de Moonbin. Conhecido como um artista versátil, ele era visto como o dançarino mais famoso da boy band.
Fotos publicadas nas redes sociais mostram fãs colocando flores e recados em post-its em memoriais de rua improvisados, na noite de quarta-feira, na Coreia do Sul. Os fãs também penduraram balões roxos e prateados — cores que apareceram com destaque na última apresentação do cantor na Tailândia.
Moonbin estava na turnê "Diffusion" com Sanha, promovendo o último álbum da dupla, lançado em janeiro. Eles fariam uma apresentação em São Paulo em junho.
Moonbin havia dito aos fãs após o show que estava passando por um momento difícil, informou a emissora coreana SBS nesta quinta-feira.
"Quero confessar uma coisa, na verdade estou me sentindo muito mal. Pode ter havido muitos sinais que as pessoas perceberam desde o início do show, então também peço desculpa a vocês."
"Estou tentando me recompor aos poucos. Escolhi esse trabalho e preciso ser feliz para poder fazer os fãs felizes também", ele acrescentou em transmissão ao vivo nas redes sociais.
A dupla tinha show marcado em Macau neste sábado, assim como na Indonésia e no Japão em maio.