No fim desta semana, o Iron Maiden vem ao Brasil pela 14ª vez para shows. A banda se apresenta no Allianz Parque, em São Paulo, na próxima sexta-feira (6) e sábado (7), como parte dos compromissos da turnê The Future Past — que será encerrada por aqui, visto que em 2025 eles celebram os 50 anos de fundação com a Run for Your Lives. Os ingressos estão esgotados.
O conceito da atual excursão é um tanto curioso. Como o grupo já havia dedicado parte de sua turnê anterior, Legacy of the Beast, para promover seu álbum mais recente, Senjutsu (2021), era preciso ter um diferencial para a vindoura sequência de shows. Assim, eles decidiram mesclar músicas do novo disco com canções de Somewhere in Time (1986), trabalho pouco rememorado pelos músicos ingleses nos últimos tempos.
Steve Harris, baixista e líder do Maiden, explica a ideia por trás:
"Como não fazia muito sentido repetir isso para uma turnê do álbum Senjutsu, pensamos sobre outras opiniões e decidimos revisitar Somewhere in Time porque a turnê dele não apareceu nas várias tours de retrospectiva histórica que fizemos ao longo dos anos. Elas eram baseadas nos nossos vídeos de shows dos anos 80 e infelizmente nós não filmamos essa turnê (culpa do empresário!!!). Recebemos muitos pedidos dos fãs ao longo dos anos por músicas dele e agora vamos tocá-las, além, é claro, de algumas outras que sabemos que vocês vão gostar!"
+++ COMPRE EDIÇÃO HISTÓRICA DE COLECIONADOR: Rolling Stone Brasil 170 - Setembro/2024 - Iron Maiden
Com uma decoração de palco futurista — em referência especialmente a Somewhere in Time —, a turnê The Future Past tem contado com o mesmíssimo repertório em todos os shows. Antes da visita ao Brasil, o grupo passou por América do Norte, Europa, Ásia e Oceania, além de ter tocado na Colômbia, Chile e Argentina nos últimos dias.
Presenças (e ausências)
Ao todo, o Iron Maiden toca 15 músicas em seu show, compondo uma hora e 50 minutos de espetáculo. Cinco músicas vêm de Senjutsu, a saber (em ordem alfabética): "Days of Future Past", "Death of the Celts", "Hell on Earth", "The Time Machine" e "The Writing on the Wall". Outras cinco foram tiradas de Somewhere in Time, sendo: "Alexander the Great", "Caught Somewhere in Time", "Heaven Can Wait", "Stranger in a Strange Land" e, no encerramento, "Wasted Years".
Os demais álbuns representados são Fear of the Dark (com a faixa "Fear of the Dark"), Iron Maiden (com "Iron Maiden"), Piece of Mind (com "The Trooper"), Seventh Son of a Seventh Son (com "Can I Play With Madness") e The Number of the Beast (com "The Prisoner").
Trata-se de um setlist diferente do usual pelo grupo, seja pelas presenças ou pelas ausências. No primeiro ponto, os fãs têm ido ao delírio com a turnê por trazer as primeiras execuções ao vivo de "Alexander the Great". Desde seu lançamento em 1986, a faixa nunca havia sido tocada no palco — até agora. Outros resgates incluem:
- "Caught Somewhere in Time", que estava fora dos shows desde 1987;
- "Stranger in a Strange Land", fora desde 1999;
- "Heaven Can Wait", fora desde 2008;
- "The Prisoner", fora desde 2014;
- "Can I Play With Madness", fora desde 2014.
Quanto às ausências, houve ousadia em excluir canções que praticamente nunca deixavam o repertório. Ao longo da excursão, eles não têm executado músicas como:
- "The Number of the Beast" (a segunda mais tocada pela banda em toda a sua carreira);
- "Hallowed Be Thy Name" (terceira mais tocada);
- "Run to the Hills" (quinta mais tocada);
- e "2 Minutes to Midnight" (sexta mais tocada).
O setlist do Iron Maiden na The Future Past
Sem mais delongas, este é o setlist da turnê The Future Past, do Iron Maiden, a ser executado nos dois shows no Brasil:
- Gravação: Doctor Doctor (UFO) + Blade Runner (End Titles, trilha sonora)
- Caught Somewhere in Time
- Stranger in a Strange Land
- The Writing on the Wall
- Days of Future Past
- The Time Machine
- The Prisoner
- Death of the Celts
- Can I Play With Madness
- Heaven Can Wait
- Alexander the Great
- Fear of the Dark
- Iron Maiden
Bis:
- Hell on Earth
- The Trooper
- Wasted Years
Gravação: Always Look on the Bright Side of Life (Monty Python)
Informações sobre os shows
As apresentações do Iron Maiden e da banda de abertura Volbeat acontecem no Allianz Parque, localizado na Avenida Francisco Matarazzo, 1.705, no bairro da Água Branca, zona oeste de São Paulo. Nos dois dias, os portões serão abertos às 16h, com o início dos shows marcado para as 18h10.
A recomendação é chegar com antecedência para evitar filas e garantir um bom lugar.
- Início dos shows: 18h10
- VOLBEAT: 19h10
- IRON MAIDEN: 20h50
Chegar de trem e metrô
A estação mais próxima é a Palmeiras-Barra Funda, localizada a cerca de 800 metros do estádio. Essa estação atende a Linha 3-Vermelha do Metrô e as linhas de trem 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM.
Para quem vem do Aeroporto de Guarulhos, o Expresso Aeroporto conecta a Linha 13-Jade até a estação Palmeiras-Barra Funda. De lá, basta caminhar pelas avenidas Mário de Andrade e Francisco Matarazzo para chegar ao local.
Chegar de ônibus
A região é atendida por diversas linhas de ônibus que passam pela estação Palmeiras-Barra Funda ou diretamente pelo Allianz Parque. Algumas opções são:
- 8548-10 Praça do Correio
- 877T-10 Vila Anastácio
- 8696-10 Jaraguá
- 9191-10 Elisa Maria
- 9789-10 Jardim Paulistano
Mais de 50 opções de ônibus atendem ao local. Recomenda-se consultar o site da SPTrans para verificar as linhas disponíveis em sua região.
Chegar de carro
Caso prefira ir de carro, é essencial reservar estacionamento com antecedência. Os valores para o dia do show estão em torno de R$ 150 nas proximidades do estádio. Utilize serviços como Estapar para garantir sua vaga.
+++ LEIA MAIS: A maior realização da carreira de Steve Harris (Iron Maiden), segundo o próprio
+++ LEIA MAIS: A história da treta entre Iron Maiden e Ozzy e Sharon Osbourne
+++ LEIA MAIS: Tom Morello quer Iron Maiden no Rock and Roll Hall of Fame a qualquer custo