Lady Gaga lançou uma provocante prévia de uma das músicas de seu álbum surpresa, Coringa: Delírio a Dois, acompanhada por um vídeo onde Harley Quinn faz um passeio à meia-noite pelo Museu do Louvre em Paris.
Lady Gaga lançou uma provocante prévia de uma das músicas de seu álbum surpresa acompanhante de "Coringa: Delírio a Dois", Harlequin. “The Joker”, uma faixa com toques de rock que parece ser o tema do co-protagonista Joaquin Phoenix, é acompanhada por um vídeo em que a Harley Quinn de Gaga faz um passeio à meia-noite pelo Museu do Louvre, em Paris, para uma travessura noturna.
“Sempre há um coringa no baralho/ Sempre há um palhaço solitário”, canta Gaga ao som de uma leve guitarra enquanto ela passeia pela pirâmide de vidro assinada por IM Pei e dança pelos degraus com a escultura da Vitória de Samotrácia ao fundo. Vestindo um modesto vestido estilo pradaria, tênis Chuck Taylor de cano baixo e meias de bolinhas, com os cabelos pintados de vermelho, Gaga (como Quinn) canta: “O pobre bobo risonho cai de costas/ E todos amam quando ele está por baixo/ Sempre há um engraçado no jogo/ Mas ele só é engraçado por acidente”, um resumo sucinto da persona trágica do anti-herói Jack Oswald White, o palhaço assassino.
Com o museu todo para si à noite, Gaga/Quinn aponta com suas “pistolas de dedo” e atira contra obras de arte inestimáveis enquanto o ritmo e a intensidade da música aumentam para combinar com os planos sinistros de sua personagem. “E todos riem dele, da mesma forma/ Eles não veem seu coração solitário se partir”, canta ela enquanto sua voz atinge um crescendo e Quinn esboça um sorriso torto e acena enquanto contempla a Mona Lisa.
Com as guitarras elétricas aumentando o volume e as baterias entrando, Gaga grita: “Eles não se importam enquanto houver um bobo/ Apenas um tolo, o mais tolo possível/ Sempre há um coringa/ Essa é a regra, mas o destino é a mão que eu vejo/ O coringa sou eueeee!!” enquanto Harley pega um tubo de batom e dá à pintura mais icônica de uma mulher sorridente um novo sorriso estilo Coringa, vermelho-sangue, digno de uma Chelsea grin.
Satisfeita com seu trabalho, Gaga vai embora, com a maquiagem dos olhos começando a escorrer pelo rosto, enquanto as guitarras ficam mais altas e ela repete “o Coringa sou eu”, enquanto desfila pelas galerias escuras do Louvre. “Sempre há um coringa”, Gaga legendou a prévia do vídeo, junto com hashtags para o museu, o filme e a próxima exposição “Figures du Fou” no Louvre. Nem por acaso, a augusto instituição está claramente envolvida na promoção do filme, pois alterou a imagem oficial em sua conta no X (Twitter) para o sorriso de batom estilo Coringa na Mona Lisa.
A exposição "Figures du Fou" (que se traduz para "Figuras do Bobo"), que abre em 16 de outubro, é descrita como uma análise da “onipresença dos bobos na arte e cultura ocidentais no final da Idade Média, e tenta interpretar o significado dessas figuras, que parecem desempenhar um papel fundamental no advento da modernidade. O bobo pode nos fazer rir, com sua abundância de travessuras frívolas, mas ele também carrega uma riqueza de facetas ocultas de natureza erótica, escatológica, trágica ou violenta. Capaz do melhor e do pior, o bobo diverte, avisa ou denuncia; ele subverte os valores da sociedade e pode até derrubar a ordem estabelecida.” Em outras palavras, o Coringa.
Na terça-feira, Gaga surpreendeu os Little Monsters ao anunciar que o álbum Harlequin seria lançado na sexta-feira (27 de setembro). Na capa do LP, Gaga é retratada de pé em um chuveiro, totalmente vestida, com a água fazendo sua maquiagem de palhaço escorrer pelo rosto, como acontece no final do vídeo de “The Joker”.
Na parte de trás de uma caixa de leite, Gaga pareceu revelar a lista de faixas do álbum de 13 músicas, que inclui alguns clássicos reconhecíveis, como “Get Happy”, “That’s Entertainment”, “Oh When the Saints” e “World on a String”.
Gaga revelou recentemente que seu próximo, e ainda sem título, sétimo álbum de estúdio será lançado em fevereiro, com um single previsto para ser lançado no próximo mês. "Coringa: Delírio a Dois" está programado para estrear nos cinemas em 4 de outubro.
Assista o vídeo com o comentário de André Forastieri.
(*) André Forastieri é jornalista e fundador de Homework. Se você curtiu esse vídeo, assine sua newsletter e receba todo dia útil um post exclusivo. Conheça: andreforastieri.com.br.