Secretaria de Saúde apura atendimento do Samu após família de Agnaldo Rayol reclamar de demora

Artista faleceu aos 86 anos; segundo família, o tempo desde a ligação até a saída do Samu para hospital foi de mais de uma hora

11 nov 2024 - 09h47
(atualizado às 10h49)
Velório de Agnaldo Rayol foi realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
Velório de Agnaldo Rayol foi realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
Foto: André Lessa/Estadão / Estadão

Após a família do cantor Agnaldo Rayol reclamar da demora do atendimento prestado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo informou que está apurando o caso. O artista faleceu aos 86 anos no último dia 4 de novembro.

"A Prefeitura de São Paulo lamenta profundamente o falecimento do cantor Agnaldo Rayol e se solidariza com todos seus familiares e fãs neste momento de dor. A Secretaria Municipal da Saúde realiza uma apuração do atendimento prestado pelo Samu. O tempo de chegada da equipe no hospital foi de 18 minutos, dentro do que é preconizado para garantir um suporte seguro e adequado ao paciente", disse a Secretaria, em nota enviada ao Terra.

Publicidade

No último sábado, 9, a família de Rayol divulgou um comunicado nas redes sociais, afirmando que, após apuração de imagens, "constatamos que o tempo total -- desde a primeira ligação ao Samu até a saída da ambulância em direção ao hospital --foi de 1h22 minutos".

Segundo a nota, durante o período de espera pela ambulância, foi oferecido auxílio telefônico pelo Samu, pois o cantor apresentava sangramento intenso. De acordo com a família, foram necessárias três toalhas de banho para conter o sangramento do artista. 

"A primeira ligação para o Samu foi feita em 04/11 às 3h30. A ambulância chegou à entrada do edifício às 4h19, ou seja, 49 minutos após a primeira das quatro ligações realizadas. Os profissionais entraram no prédio às 4h22 e, após prestar atendimento, saíram com o cantor na maca às 4h38. A ambulância fechou suas portas às 4h41 e permaneceu parada no local até as 4h52, totalizando 14 minutos em frente ao edifício antes de seguir para o hospital HSanp, localizado a 1,8 km de distância", detalhou o comunicado.

A família ainda informou que Rayol chegou ao hospital consciente, mas depois foi diagnosticado com traumatismo craniano e faleceu às 8h30 do mesmo dia.

Publicidade

Morte de Agnaldo Rayol

O cantor Agnaldo Rayol, de 86 anos, morreu na madrugada de domingo para segunda-feira, 4. Ele sofreu uma queda em casa, no bairro de Santana, Zona Norte de São Paulo.

Segundo informado, no momento da queda, Agnaldo Rayol estava lúcido, bem e acompanhado de um cuidador. O Samu foi acionado, mas demorou para chegar. 

Após ser socorrido pela equipe do Samu, o cantor foi encaminhado ao Hospital HSanp, também no bairro de Santana. Lá, tentaram conter um sangramento localizado na região de sua cabeça após um corte. Ele, porém, não resistiu.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se