Sex Pistols voltou? Entenda como eles foram parar no The Town 2025

Lendária banda punk foi confirmada como atração do festival paulistano ao lado de Green Day, Iggy Pop e Pitty

4 dez 2024 - 13h00
None
None
Foto: Sex Pistols em 2024 ( Jim Dyson / Getty Images) / Rolling Stone Brasil

Quando a organização do The Town anunciou o Sex Pistols como uma das atrações do festival em 2025, muita gente se perguntou: como assim? A banda fundada — e encerrada — nos anos 1970 até promoveu reuniões pontuais em 1996, 2002 a 2003 e 2007 a 2008, mas o vocalista John Lydon (Johnny Rotten) está rompido com os demais colegas há um bom tempo.

Mesmo assim, eles decidiram voltar. Sem Lydon, é claro. O guitarrista Steve Jones, o baterista Paul Cook e o baixista Glen Matlock (membro original que nos anos 1970 chegou a ser substituído por Sid Vicious) se reuniram com o vocalista Frank Carter, do projeto Frank Carter and the Rattlesnakes.

Publicidade

Inicialmente, seria uma ocasião especial, com dois shows tendo intuito beneficente: angariar fundos para manter o Bush Hall, icônica casa de eventos em Londres duramente afetada pelo pós-pandemia. Eles chegaram a agendar uma apresentação extra. Todas aconteceram em agosto.

Entretanto, ficou um gostinho de "quero mais". Então, o quarteto confirmou mais uma sequência de shows, passando por Itália, Escócia e, novamente, Inglaterra, entre agosto e setembro.

Em entrevista ao Rockonteurs, Steve Jones confirmou que o Sex Pistols seguirá com Frank Carter na vaga de John Lydon. E adiantou que o grupo pegaria a estrada em 2025: algo que se provou verdade com a confirmação no The Town.

"Isso é diferente. É uma vibe diferente. É como noite e dia. Ele (Frank) não tenta ser John. É apenas diversão. Além disso, estamos tocando como deveria ser tocado. E você tem esse lunático pulando por todo lugar. Ele traz um grande elemento para a parte divertida disso. Vamos pegar a estrada no ano que vem."

Como são os shows

Como o catálogo do Sex Pistols é bem curto — só foi lançado até hoje um álbum, Never Mind the Bollocks Here's the Sex Pistols, em 1977 —, todas as músicas do trabalho são tocadas. Além disso, sobra espaço para "Satellite" (lado B do single "Holidays in the Sun"), "Silly Thing" (incluída na trilha do filme The Rock 'n' Roll Swindle) e/ou covers de "No Fun" (Stooges) e "My Way" (Frank Sinatra, regravada de forma infame por Sid Vicious).

Publicidade

Sex Pistols no Brasil

A única passagem do Sex Pistols pelo Brasil aconteceu em 1996. Na ocasião, a banda — com John Lydon, é claro — se apresentou no festival Close Up Planet, com duas datas em São Paulo e uma no Rio de Janeiro. A turnê marcou a primeira reunião do grupo anteriormente encerrado em 1978. Depois, eles realizaram shows em 2002 e 2003 e, por fim, de 2007 a 2008.

+++LEIA MAIS: Documentário de Sex Pistols é baseado nas memórias do baixista Glen Matlock

+++LEIA MAIS: Sex Pistols: Steve Jones diz não conversar com Johnny Rotten há 16 anos

Rolling Stone Brasil
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações