Assim como milhares de pessoas, a design de interiores Mariana Gibran, de 48 anos, está contando as horas para aplaudir a cantora Madonna na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, na noite deste sábado, 4. Ela mora em São Paulo e comprou passagem de ida e volta para o Rio assim que foi confirmado o show da rainha do pop, que deve atrair 1,5 milhão de pessoas à praia.
Mas, enquanto Mariana esbanja ansiedade, o pai dela, o funcionário aposentado da Sabesp Omar Gibran, de 71 anos, está preocupado com a segurança da filha: como vai ser o policiamento durante o show? "O Rio vive figurando nas páginas policiais, e essa multidão reunida parece um prato cheio para os ladrões", afirma.
A preocupação não é gratuita. Embora o Réveillon passado tenha sido de relativa paz na praia de Copacabana, o show de Alok, em agosto de 2023, foi marcado por roubos e muita confusão: cerca de 500 suspeitos foram detidos, e durante o show foram registrados oficialmente 161 roubos no bairro, mais do que o número total registrado em cada um dos outros meses do ano.
Desta vez, porém, a estrutura de segurança é maior até do que à do Réveillon mais recente, quando 3.000 policiais militares atuaram em Copacabana. Agora serão 3.200, usando 64 viaturas ou ocupando as 65 torres de observação, segundo a secretaria estadual de Polícia Militar. Outros 1.500 policiais civis estarão nas delegacias do entorno, que vão funcionar em esquema especial - com reforço do efetivo das 17h de sábado até as 5h do domingo.
Nas ruas transversais à avenida Atlântica serão instaladas grades para controle de acesso e eventual fechamento, caso seja necessário. Haverá 18 pontos de bloqueio e revista com reconhecimento facial, nas saídas das três estações de metrô que ficam em Copacabana (Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo), nas ruas transversais e no túnel Coelho Cintra, conhecido como túnel novo, que liga Botafogo a Copacabana pela avenida Princesa Isabel. Os PMs vão usar 150 detectores de metal, do tipo raquete.
Um centro móvel de Comando e Controle será instalado na praça do Lido, a dois quarteirões do palco. Dali serão comandados quatro drones - dois deles com reconhecimento facial - e observadas as imagens de 12 câmeras de reconhecimento facial distribuídas pela avenida Nossa Senhora de Copacabana.
A PM também terá cinco tendas de apoio e oito quadriciclos para patrulhamento na areia, nove viaturas, 12 motocicletas e oito cabines de reforço no corredor junto à praia.
Já o Corpo de Bombeiros vai contar com mais de 800 militares, entre guarda-vidas, combatentes, médicos e enfermeiros, para atuar em ocorrências como afogamentos, incêndios e atendimentos pré-hospitalares. Os agentes contarão com embarcações de pequeno e médio portes, viaturas, ambulâncias, caminhões-tanque e um centro médico avançado no Posto 6, além de uma aeronave para acidentes de maior gravidade.
Ao menos pela quantidade de agentes de segurança e equipamentos disponíveis, o senhor Gibran pode dormir tranquilo.
Programação
O show de Madonna está previsto para começar às 21h45 e durar duas horas, terminando às 23h45. Antes, a partir das 19h haverá DJs, e às 20h se apresenta Dipo, DJ e produtor norte-americano que foi parceiro de Anitta em músicas e show.
Funcionamento do transporte público
O trânsito em Copacabana será interrompido para automóveis como acontece no Réveillon. A partir das 7h de sábado, a pista da avenida Atlântica junto à orla deixa de receber veículos. Às 11h, a pista junto aos prédios também será interditada. A partir das 18h, só ônibus e táxis poderão entrar no bairro. A partir das 19h30, o trânsito será proibido também para eles.
O trânsito volta a ser permitido em Copacabana a partir das 4h de domingo, menos na avenida Atlântica, que seguirá interditada.
O metrô funcionará em esquema especial a partir das 15h de sábado. As linhas 1 e 4 farão o trajeto Jardim Oceânico a Uruguai, enquanto a 2 vai da Pavuna até General Osório - em qualquer delas será possível chegar em Copacabana sem baldeação.
A passagem custa R$ 7,50 e pode ser paga com cartão Giro ou Riocard ou por aproximação (basta aproximar do validador da catraca o cartão de crédito/débito Visa, Mastercard, Elo ou o dispositivo móvel com a tecnologia NFC).
A estação Cardeal Arcoverde estará aberta apenas para desembarque das 16h às 22h. Essa e as outras duas estações situadas em Copacabana (Siqueira Campos e Cantagalo) vão funcionar ininterruptamente até as 4h de domingo. As demais estações fecham para embarque à meia-noite e a partir daí, até as 4h, vão funcionar apenas para desembarque.
Haverá uma linha especial de ônibus municipal entre o Terminal Gentileza, situado ao lado da rodoviária, e a avenida Princesa Isabel, em Copacabana. A tarifa custa R$ 8,60 e dá direito ao retorno (os passageiros receberão uma pulseira que permitirá entrar no ônibus de graça, na volta). A linha não aceita integração nem gratuidades. Os coletivos começam a sair do Terminal Gentileza às 13h, e a volta parte da Enseada de Botafogo, de 0h às 4h de domingo.
As demais linhas de ônibus vão respeitar os desvios de tráfego. Embarques e desembarques vão acontecer em pontos provisórios instalados na Enseada de Botafogo e no posto 6, em Copacabana.
O que não pode
Não será permitido ir ao show levando garrafas ou objetos cortantes, como facas e canivetes.
O que pode
Podem ser levadas bebidas em garrafas plásticas, comida (desde que não sejam usadas facas), bolsas térmicas (que serão revistadas), capas de chuva e qualquer objeto que não possa ser usado como arma durante uma briga.