Após ser um dos processados por supostamente plagiar o filme independente A Grande Ilusão na série Servant, do Apple TV+, o diretor M. Night Shyamalan se pronunciou sobre o assunto e negou que copiou a ideia.
Com direção de Francesca Gregorini, A Grande Ilusão foi lançado em 2013 e contou com nomes como Kaya Scodelario (Emanuel), Jessica Biel (Linda), Frances O'Connor (Janice) Aneurin Barnard (Claude), Sam Jaeger (Thomas), Jimmi Simpson (Arthur) e Alfred Molina (Dennis) no elenco. "Garota problemática fica impressionada com a nova vizinha que se parece com sua falecida mãe. Então, a jovem aproxima-se da mulher e entra em um mundo no qual já não sabe mais o que é realidade ou ficção," diz a sinopse.
Já Servant tem 40 episódios divididos em quatro temporadas. A trama acompanha um casal que sofre uma tragédia indescritível, responsável por criar um rompimento no casamento e abre a porta para que uma força misteriosa entre na casa da família. Gregorini entrou com ação judicial com alegação de que o seriado pegou a ideia central do filme dela.
Segundo informações da Variety, Shyamalan disse ao juri, no julgamento federal em Riverside, Califórnia, que a disputa de direitos autorais é "claramente, 100%, um mal-entendido," descreveu a acusação como "exatamente o oposto de tudo que faço e de tudo que tento representar" e negou "absolutamente" que a série chega a copiar A Grande Ilusão.
No tribunal, Francesca Gregorini explicou como ficou "chocada" quando viu o trailer de Servant pela primeira vez. Segundo ela, o seriado tem "o coração pulsante e o esqueleto do meu filme," além de supostamente espelhar cenas e sequências individuais.
Eu não conseguia acreditar no que estava vendo. Pude ver basicamente que eles pegaram meu filme e... o refizeram.
"Percebi que ao fazer o processo, estaria lutando por mim mesma, pelo que aconteceu comigo, mas também pelas outras pessoas que talvez, por qualquer motivo, não conseguiram chegar ao tribunal," continuou. "Você não pode pegar o trabalho de outra pessoa, reaproveitá-lo, chamá-lo de seu e não dar crédito ou compensação à pessoa que o fez."
Shyamalan, por sua vez, disse que nunca viu o filme da diretora e, quando assistiu após receber o processo, descobriu que "tudo nele veio de outros filmes." "Eu não os possuo. Qualquer um pode fazer essas cenas. Estamos todos em uma longa linha de aprendizado uns com os outros, com [Alfred] Hitchcock e [Stanley] Kubrick antes de nós," disse. "E eles não inventaram isso. Vai antes deles e continua depois disso."
Vale lembrar como o conceito de Servant foi criado pelo escritor Tony Basgallop, que alegou como começou a trabalhar na ideia da série em 2005. O artista explicou como baseou a narrativa nas próprias experiências de vida, além de também nunca ter assistido ou ouvido falar do filme de Gregorini até o processo ser aberto.
+++LEIA MAIS: M. Night Shyamalan ajudou Steven Spielberg no roteiro de Indiana Jones 4
+++LEIA MAIS: Os melhores filmes de M. Night Shyamalan: De O Sexto Sentido a Vidro [LISTA]
+++LEIA MAIS: O Sexto Sentido: Haley Joel Osment revela que guarda fitas com mensagens de Bruce Willis
+++LEIA MAIS: Armadilha, novo filme de M. Night Shyamalan, estreia nas plataformas digitais
+++LEIA MAIS: Por que a crítica detesta os filmes de M. Night Shyamalan? Diretor opina