'Spotify Unwrapped', site que critica plataforma, é derrubado sob ameaça de processo

Paródia instiga usuários do streaming a refletirem sobre o valor que artistas recebem da empresa

5 dez 2024 - 16h30
(atualizado às 16h42)
None
None
Foto: Spotify Unwrapped ( Reprodução) / Rolling Stone Brasil

Na onda do Spotify Wrapped, retrospectiva da plataforma de streaming com os artistas e músicas mais ouvidos do ano de cada usuário, foi criado um site chamado Spotify Unwrapped.

O nome da paródia faz um trocadilho com as palavras em inglês "wrap" e "unwrap", que podem ser traduzidas como "embrulhar" e "desembrulhar". O site comparava o valor pago pelos clientes do Spotify com os royalties que a empresa paga aos artistas, revelando "seu tratamento predatório" (via NME).

Publicidade

Enquanto o Wrapped saiu na quarta-feira, 4, o site saiu do ar nesta quinta-feira, 5, após "pedido da equipe jurídica do Spotify".

O link leva para site que continua encorajando fãs a refletirem sobre o valor recebido pelos artistas. Com base no tipo de plano e minutos ouvidos ou número de streams, usuários podem calcular quanto, supostamente, artistas receberam por cada ouvinte. 

"Artistas totalmente independentes recebem aproximadamente 90% desse valor. Já artistas contratados por gravadoras podem receber de 5% a 50%, dependendo do contrato firmado", diz o site.

O texto ainda menciona decisão de Kate Nash de se juntar ao OnlyFans: "Se possível, apoie seus artistas favoritos de outras formas, como comprando produtos de merchandising, assistindo a shows ao vivo ou assinando seus conteúdos no OnlyFans".

Publicidade

+++LEIA MAIS: Luísa Sonza tem único álbum pop entre top 5 dominado por sertanejo no Brasil, segundo Spotify

+++LEIA MAIS: Taylor Swift lidera lista de artistas e álbuns mais tocados de 2024, segundo o Spotify

+++LEIA MAIS: "Espresso", de Sabrina Carpenter, foi a música mais ouvida do ano, segundo Spotify

Rolling Stone Brasil
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se