A popstar Taylor Swift se manifestou em suas redes sociais na noite de terça-feira (10/9), para endossar a candidatura da Vice-Presidente Kamala Harris à presidência dos EUA. A cantora, que possui uma enorme base de fãs com mais de 280 milhões de seguidores no Instagram, também aproveitou a oportunidade para alertar sobre o uso de IA para espalhar desinformação, incluindo um deepfake que a colocava como apoiadora de Donald Trump.
Mentira de Donald Trump
Em agosto passado, Donald Trump sugeriu falsamente que tinha o apoio de Taylor Swift ao compartilhar imagens geradas por IA nas redes sociais, que mostravam a cantora e seus fãs supostamente endossando sua campanha presidencial. As imagens eram falsas. Quando confrontado sobre o assunto, Trump disse que não tinha envolvimento direto na criação das imagens e que "outras pessoas" as tinham gerado, mas não refutou a falsa ideia de que a cantora o apoiava.
Apoio real a Kamala Harris
"Como muitos de vocês, assisti ao debate desta noite", escreveu Swift em um longo post após o debate presidencial entre Harris e Donald Trump, que aconteceu na terça-feira. Ela incentivou seus seguidores a pesquisarem sobre os candidatos e as questões que mais lhes interessam, enfatizando a importância de combater a desinformação. "A forma mais simples de combater a desinformação é com a verdade", destacou.
Swift confirmou que votará em Kamala Harris e Tim Walz na eleição presidencial de 2024. "Estou votando em Kamala Harris porque ela luta pelas causas nas quais acredito", escreveu a cantora. "Acho que ela é uma líder talentosa e de mão firme e acredito que podemos realizar muito mais neste país se formos liderados pela calma e não pelo caos. Fiquei muito animada e impressionada com a escolha de seu companheiro de chapa Tim Walz, que há décadas defende os direitos LGBTQ+, a fertilização in vitro e o direito da mulher ao seu próprio corpo", completou.
Convocação aos fãs
"Fiz minha pesquisa e fiz minha escolha. Sua pesquisa é toda sua, e a escolha é sua", disse. E finalizou pedindo que seus seguidores se registrem para votar, especialmente os que votarão pela primeira vez. "Lembre-se, para votar, você precisa estar registrado!", concluiu Swift.
Com um tom de humor, ela assinou a mensagem como "Childless Cat Lady", uma referência irônica a uma expressão de J.D. Vance, o candidato a vice-presidente de Donald Trump, que fez observações misóginas sobre mulheres progressistas sem filhos.