No dia 2/1 estreou nos cinemas brasileiros “Nosferatu”, novo remake do clássico do terror. O filme sobre o icônico vilão Conde Orlok tem direção de Robert Eggers (“A bruxa” e “O Farol”).
Foto: Divulgação
2 de 25
O filme original, de 1922, é de Friedrich Wilhelm Murnau, cineasta alemão do movimento expressionista. “Nosferatu” foi um precursor dos filmes de vampiro, uma adaptação de “Drácula” (1897), do escritor irlandês Bram Stoker.
Foto: Divulgação
3 de 25
Em 1979, o cultuado diretor alemão conduziu o remake “Nosferatu - O Vampiro da Noite”, com Klaus Kinski no papel do personagem principal. Já na nova produção, o vilão é interpretado pelo ator sueco Bill Skarsgard (“It: A Coisa”).
Foto: Reprodução instagram
4 de 25
Já a atriz Lily Rise Depp faz a personagem Ellen Hutter. que se torna alvo obsessivo do vampiro.
Foto: Divulgação
5 de 25
Nosferatu é uma palavra húngara que significa vampiro. No filme clássico de Murnau o vampiro Conde Orlok foi interpretado por Max Schreck. Em julho de 2023, o portal "El Hombre" elegeu os oito melhores livros de terror da história. Entre eles, aparecem dois com figuras de vampiros. Confira a seguir!
Foto: Divulgação Prana Film
6 de 25
8º lugar: “A Coisa” – A obra escrita por Stephen King conta a história da pequena cidade de Derry, assombrada por uma entidade misteriosa. A criatura aparece na forma de um palhaço para atrair suas presas preferidas, as crianças indefesas.
Foto: Google livros
7 de 25
"A Coisa" recebeu adaptações para o cinema e televisão. A mais famosa foi o filme "It: A Coisa" lançado em 2017, que ganhou uma continuação, "It: Capítulo Dois" (2019).
Foto: Reprodução/It: A Coisa
8 de 25
7º lugar: “Nosferatu” – Escrito por Joe Hil, filho de Stephen King, narra uma história envolvente sobre um jovem que embarca em uma perigosa jornada para enfrentar um vampiro imortal em busca de vingança.
Foto: Google livros
9 de 25
6º lugar: “A Estrada da Noite” - Judas Coyne, uma lenda do rock e colecionador de objetos macabros, adquire um paletó assombrado em um leilão online. Porém, logo descobre que o espírito do falecido dono busca vingança, desencadeando uma ameaça real e sinistra em sua vida.
Foto: Reprodução da Redes sociais
10 de 25
Lançado em 2007, o livro foi o primeiro romance de Joe Hill. A obra figurou como uma das mais vendidas na lista do "New York Times" e rendeu um prêmio de Melhor Primeiro Romance, concedido pela "Horror Writers Association".
Foto: Instagram
11 de 25
5º lugar: “Franskenstein” – O livro conta a história do cientista Victor Frankenstein e sua criação, um monstro assustador feito de resto de cadáveres. A obra é um lembrete perturbador das atrocidades que podem surgir quando a ciência ultrapassa os limites éticos e morais.
Foto: Divulgação/Amazon
12 de 25
Uma curiosidade: somente em 1823, na segunda edição, a autora Mary Shelley conseguiu publicar o livro em seu nome, pois muitos acreditavam que o escritor era seu marido, Percy Shelley (foto).
Foto: domínio público
13 de 25
4º lugar: “O Exorcista” – O terror, escrito por William Peter Blatty, acompanha a saga de um padre que busca expulsar um espírito maligno que assombra a vida da jovem Regan MacNeil.
Foto: Rerpdução site Estante Virtual
14 de 25
Blatty nasceu em Nova York (1928 - 2017) e além de ser um escritor renomado fez trabalhos como diretor, produtor e roteirista de cinema. Para escrever o livro, o autor baseou-se em relatos de um suposto caso real exorcismo, envolvendo um garoto de 14 anos.
Foto: jtblatty - Wikimédia Commons
15 de 25
O livro inspirou o filme lançado em 26 de dezembro de 1973, nos Estados Unidos, dirigido pelo cineasta William Friedkin. O longa se tornou um marco no gênero terror no cinema, sendo referência até hoje.
Foto: Reprodução Site Adoro Cinema
16 de 25
3ª lugar: “A assombração da casa da Colina” – O livro conta a história de quatro pessoas reunidas em uma mansão assombrada para investigar fenômenos paranormais. A narrativa explora a natureza perturbadora da casa, criando uma experiência arrepiante e angustiante.
Foto: Reprodução site Amazon
17 de 25
A autora da obra, Shirley Jackson, foi uma renomada escritora americana conhecida por sua habilidade em criar histórias instigantes. Apesar de ser uma pessoa mais introvertida e reclusa, ela encontrou na escrita uma saída para expressar sua criatividade.
Foto: Domínio Público - Wikimédia Commons
18 de 25
O livro inspirou a série "A Maldição da Residência Hill", um sucesso da Netflix, estrelada por Victoria Pedretti, Kate Siegel , Oliver Jackson e Henry Thomas.
Foto: divulgação/netflix
19 de 25
2º lugar: “Drácula” - Ambientado na misteriosa Transilvânia, o livro narra a história do icônico Conde Drácula, um ser sedutor e aterrorizante vampiro mortal, sedento por sangue humano.
Foto: Facebook Clube do Livro BR
20 de 25
O autor de "Drácula" é Bram Stoker, um escritor irlandês nascido em 1847. O nome do personagem Drácula tem origem no príncipe Vlad Draculea, da Romênia.
Foto: Domínio Público - Wikimédia Commons
21 de 25
Até hoje, o castelo em que Vlad viveu existe e atrai turistas do mundo inteiro. Erguido em 1212, é monumento nacional e marco histórico da Romênia, situado na fronteira entre a Transilvânia e a Valáquia.
Foto: Reprodução Youtube Bran Castle
22 de 25
Ao longo dos anos, foram produzidos muitos filmes baseados no personagem. A influência da obra se estende por gerações e popularizou crenças associadas aos vampiros na cultura popular, como o medo do alho, dos crucifixos e das estacas no coração.
Foto: divulgação renfield
23 de 25
1º lugar: “O Iluminado” - A história segue Jack Torrance, um escritor em dificuldades que se torna zelador de um isolado hotel no inverno. Com o passar do tempo, começam a acontecer eventos sobrenaturais, e Jack é dominado pelas forças malignas do local, ameaçando a vida de sua família.
Foto: Reprodução mídia louca
24 de 25
Autor da obra, Stephen King já vendeu mais de 400 milhões de cópias e é o 9º escritor mais traduzido do mundo. A obra “O Iluminado” contribuiu para o reconhecimento de King como um dos maiores nomes do terror literário.
Foto: Reprodução do Twitter @AdviceToWriters
25 de 25
O filme "O Iluminado", lançado em 1980, foi dirigido por Stanley Kubrick e se tornou um clássico, embora Stephen King não tenha curtido nada a adaptação. Para ele, o filme, que tem Jack Nicholson no papel principal, não capturou a essência dos personagens.