O sétimo filme da sequência da saga de Guerra nas Estrelas, Star Wars: O Despertar da Força, bateu o recorde de bilheteria em seu primeiro dia de exibição nos Estados Unidos, com 57 milhões de dólares de arrecadação.
Siga Terra Notícias no Twitter
Com isso, a película bateu a marca que antes pertencia a Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2, de 2011, que arrecadou 43,5 milhões de dólares no primeiro dia. "Isto representa um novo recorde para a indústria e prenuncia um enorme potencial de estabelecer novas marcas", disse Paul Dergarabedian, da empresa especializada em rastrear bilheterias Rentrak.
Internacionalmente, o longa já arrecadou cerca de 130 milhões de dólares em todo o mundo, estabelecendo novos recordes de bilheteria também no Reino Unido, Alemanha, Suécia e Noruega.
Analistas preveem que o sétimo filme da saga espacial, que custou à Disney cerca de 200 milhões de dólares, poderá estabelecer a maior marca de bilheteria de um fim de semana de estreia e até mesmo se tornar o maior filme de todos os tempos em nível de arrecadação.
O recorde de arrecadação para um fim de semana de estreia pertence ao filme Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros, que estreou no começo do ano somando 208.800 milhões de dólares nas bilheterias. "O potencial de O Despertar da Força conseguir quebrar a marca de arrecadação mundial de 2 bilhões de dólares é plenamente possível", afirmou Dergarabedian.
Dirigido por J. J. Abrams, o filme une personagens antigos a novos protagonistas contra um vilão mascarado – que não chega a ser um Darth Vader – que obedece aos planos da Primeira Ordem, organização criada a partir do antigo Império para impedir a criação de uma nova República. O roteiro foi protegido como um segredo de Estado pelos estúdios Disney, é fiel ao espírito da trilogia original da saga, lançado entre 1977 e 1983.
No filme, reaparecem atores lendários da saga como Harrison Ford, Carrie Fisher e Mark Hamill, encenando o contrabandista Han Solo, a princesa Leia e o cavaleiro Jedi Luke Skywalker, respectivamente.