A cantora Preta Gil está em processo de recuperação após uma extensa cirurgia de 21 horas para a retirada de tumores, localizados nos linfonodos, ureter e peritônio. O procedimento foi realizado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Na manhã desta sexta-feira (10), Preta Gil compartilhou um vídeo em seus stories do Instagram, onde falou sobre sua recuperação. "Olá meus amores, estou aqui no hospital, me recuperando da cirurgia, uma cirurgia muito, muito, muito extensa, muito importante, e que tem um pós-operatório muito difícil", revelou a cantora.
Em entrevista à Contigo!, a Dra. Vanessa Prado, cirurgiã do Aparelho Digestivo, avalia o caso de Preta Gil e explica que, por conta de outras cirurgias que a cantora já realizou, este último procedimento cirurgico foi mais desafiador.
"A cirurgia da Preta Gil já é uma cirurgia difícil a ser realizada agora, porque ela já foi operada algumas vezes previamente. Então, a gente chama que o abdômen já deve estar com aderência, os órgãos não estão localizados nos locais adequados. Só por conta disso, já gera uma dificuldade técnica de acessar os linfonodos, fazer uma limpeza tumoral no local. É uma cirurgia mais delicada, que demora, realmente até chegar no local adequado para fazer as recepções adequadas. Já é uma cirurgia mais difícil, justamente, por conta dessas aderências que ela já tem das cirurgias prévias", avalia.
QUAIS OS CUIDADOS?
A Dra. reforça os cuidados com Preta Gil durante o pós-operatório e menciona que o repouso é necessário para preservar a musculatura do abdômen, justamente para não desenvolver um quadro de hérnia.
"Precisa do repouso para evitar hérnia, que é uma fraqueza da parede abdominal, uma vez que já foi aberto algumas vezes. Então, para prevenir a hérnia, ela deve estar em observação sobre o fluxo alimentar dentro do intestino e do estômago".
"Como ela já teve algumas cirurgias prévias, esse fluxo não tá normal. O organismo está se readequando ao novo trânsito intestinal. Ela está em observação, se ela não vai fazer nenhuma obstrução, se ela não vai vomitar, como é que tá a saída do cocô? Tudo isso demanda um repouso e uma observação", explica a Dra. Vanessa Prado sobre o quadro da cantora Preta Gil.