A ilustração original da primeira edição do livro “Harry Potter e a Pedra Filosofal“, de J.K. Rowling, foi leiloada por US$ 1,9 milhão (cerca de R$ 10,5 milhões).
Foto: Divulgação Sotheby's
2 de 26
O leilão foi feito pela empresa Sotheby's, uma das mais tradicionais nesse ramo. Sediada em Londres e Nova York, a empresa fez sua primeira venda no remoto ano de 1744. E mantém o vigor.
Foto: ajay_suresh - Sotheby's wikimedia commons
3 de 26
O livro abre uma saga de sucesso composta por 7 obras, lançadas entre 1997 e 2007, quando "Relíquias da Morte" fechou o ciclo. A série de livros de J K Rowling vendeu mais de 600 milhões de cópias em 85 idiomas ao longo de 25 anos, tornando-se o maior best-seller de todos os tempos.
Foto: Divulgação
4 de 26
Os livros inspiraram filmes de sucesso no cinema - 8 ao todo, já que a obra Relíquias foi dividida em duas partes no telão. E a saga também se tornou um estrondoso sucesso de marketing e comércio pelo mundo, com milhares de produtos vinculados à marca.
Foto: Imagem de Aline Berry por Pixabay
5 de 26
Há duas décadas, portanto, Harry Potter faz parte da vida de milhões de fãs pelo mundo. Vamos dar um passeio pelas atrações do mundo mágico do bruxo mais famoso da literatura. Em Orlando (EUA), dois parques reproduzem os cenários dos filmes da franquia.
Foto: Freddo - wikimedia commons
6 de 26
O parque Islands of Adventure tem o castelo de Hogwarts e a vila de Hogsmeade; e o Universal Studios tem o Beco Diagonal. A ligação entre eles é feita pelo trem que imita o do filme.
Foto: Emily Matthews - wikimedia commons
7 de 26
A estação londrina de King Cross, onde os passageiros embarcam no trem, também foi reconstituída.
Foto: Theme Park Tourist - wikimedia commons
8 de 26
Não poderia faltar a plataforma 9 3/4 , a parede mágica de tijolos que dá acesso ao universo bruxo, invisível aos chamados "trouxas" (os não bruxos, de acordo com o livro).
Foto: Oxyman - wikimedia commons
9 de 26
Em Hogsmeade, a vila próxima ao castelo de Hogwarts, o casario coberto por neve é um espetáculo à parte. É um dos locais preferidos dos visitantes para fotos.
Foto: James Roberts wikimedia commons
10 de 26
Em Hogsmeade, barraquinhas vendem as bebidas preferidas dos bruxos: a Butterbeer, cerveja amanteigada, e o Pumpkin Juice, suco de abóbora cuja garrafinha tem tampa no formato do legume. Docinho, docinho...
Foto: The Conmunity Culture Geek - wikimedia commons
11 de 26
As fachadas de prédios londrinos, recriadas no parque, refletindo o seu colorido no lago artificial, formam uma das paisagens mais bonitas do mundo mágico de Harry Potter.
Foto: James Roberts- WIKIMEDIA COMMONS
12 de 26
Do lado oposto ao Islands of Adventure, onde ficam o castelo e a vila, os visitantes encontram o parque Universal Studios, onde fica o Beco Diagonal,. A entrada misteriosa é por uma brecha atrás do Caldeirão Furado, o pub frequentado pelos bruxos.
Foto: HarshLight - wikimedia commons
13 de 26
O pub é decorado com estacas de madeira, luminárias rústicas com luz amarela e mesas de madeira pesada - ao estilo medieval.
Foto: Eliedion
14 de 26
No Beco Diagonal, lojas vendem todo tipo de produtos para feiticeiros. O movimento é sempre intenso.
Foto: Eliedion
15 de 26
Um dos destaques é a loja dos gêmeos Fred e George Weasley, que desistiram da escola de Hogwarts para criar o próprio negócio e vender objetos mágicos para travessuras.
Foto: Osseous wikimedia commons
16 de 26
No Beco Diagonal, também fica a Ollivanders, loja fundada em 382 a.C. Seu proprietário, Garrick Ollivander, é considerado o melhor fabricante de varinhas mágicas do mundo.
Foto: Jack 1956 - wikimedia commons
17 de 26
Foi nesta loja que Harry Potter adquiriu sua varinha mágica pessoal. Como Ollivander explicou, a varinha é que escolhe seu dono, pela personalidade.
Foto: autor Prométhée33 wikimedia commons
18 de 26
A moto de Hagrid, o gigante guardião de Hogwarts, que teve a tarefa de buscar Harry Potter no mundo dos trouxas e contar a ele sobre sua condição de bruxo, também fica no Beco Diagonal.
Foto: HarshLight wikimedia commons
19 de 26
E a principal atração do Beco é o dragão no alto do Banco de Gringotts. A cada 10 minutos, ele solta fogo pela boca. Está sempre rodeado de centenas de visitantes.
Foto: osseous - wikimedia commons
20 de 26
Dentro do banco, os atendentes são duendes - os goblins. Fundado em 1474, o banco é usado pelos bruxos para guardar não apenas dinheiro, mas objetos raros e valiosos.
Foto: Theme Park Tourist - wikimedia commons
21 de 26
Nas lojas do Beco Diagonal, também são vendidos enfeites e lembranças de todos os tipos para os não bruxos que visitam o lugar. Inclusive uniformes de estudantes de Hogwarts para quem quer passear pelo parque "a caráter".
Foto: Conmunity Pop Culture Geek - wikimedia commons
22 de 26
Um dos souvenirs preferidos do público é a coruja Hedwig, animal de estimação de Harry Potter. Ela é uma coruja branca, nevada, nativa do Ártico.
Foto: divulgação
23 de 26
Do lado de fora do Beco Diagonal, fica estacionado o Knight Bus, o ônibus que se adapta a qualquer espaço, por mais fino que seja, passando invisível pelo trânsito londrino.
Foto: HarshLight - wikimedia commons
24 de 26
De volta a Islands of Adventure, a entrada do castelo é suntuosa e "protegida" por seres mágicos.
Foto: Snowman Guy - wikimnedia commons
25 de 26
Dentro do castelo fica o chapéu seletor , que ao ser colocado na cabeça do aluno define a casa em que ele vai estudar.
Foto: The Conmunity Pop Culture Geek - wikimedia commons
26 de 26
As casas de Hogwarts são, no sentido horário: Grifinória, Sonserina, Corvinal e Lufa-Lufa (nomes usados no Brasil).