Recentemente a banda Rebeldes (RBD), anunciou que faria alguns shows no Brasil e os fãs assim que souberam ficaram ansiosos para garantir os ingressos para assistir. Porém como previsto, os bilhetes esgotaram bem rápido, mas de acordo com denúncias a maioria dos ingressos vendidos foram comprados por cambistas.
Assim, internautas foram até as redes sociais reclamar da Eventim, empresa que está por trás das vendas dos ingressos da banda Rebeldes e acusaram a mesma de favorecer cambistas locais a comprarem ingressos e depois revenderem a um preço muito maior do que o anunciado, prejudicando a experiência de quem deseja ver o show.
Cambista revela esquema
O site O Fuxico, apurou vídeos nas redes sociais onde mostram momentos que admiradores são ameaçados de morte e um suposto cambista conta como funciona o esquema e até funcionários orientando os supostos compradores dos ingressos para revenda.
"É combinado com a administração do evento, é uma coisa que a própria administração do evento entra em contato com a gente falando: 'Tenho x ingressos para venda, você quer comprar para revender?'. É assim que funciona. Sempre trabalhei com revenda de ingressos. Trabalho com isto há tempos, mas, esse do RBD criou uma repercussão que nunca tinha acontecido", revelou um cambista sem revelar diretamente a sua identidade.
Olha só esse cambista explicando como é o esquema da eventim com eles pic.twitter.com/2r0RtxFbNu
— this shit is bananas (@mjnoname) January 29, 2023
Um fã que tem parentes cambistas revelou como funciona uma parte do esquema na prática, pelos comentários do Facebook:
🚨 Como funciona o esquema de cambistas no show do RBD. 🚨 pic.twitter.com/fyI8I5IxVo
— Portal RBD (@PortalRBD) January 27, 2023
"Cambistas profissionais utilizam bots para comprarem ingressos em massa. Ele costumava dizer que sites oficiais não tem proteção contra este tipo de sistema e que quem trabalha com isto acredita que seja de propósito (…) Só dá para fazer isto com público que realmente compra ingressos, como Coldplay e Harry Styles. Daqui a pouco você pode ter certeza que pelo menos 70% dos ingressos estarão em sites de cambistas e pelo triplo do preço".
Fãs de Rebeldes protestam
Assim, a repercussão foi tão grande que fãs chegaram a protestar em locais de venda com cambista.
Um absurdo tudo que tá acontecendo aquiiii, ingressos tudo na mãos dos cambistas!!! @EventimBrasil @PortalRBD @RBD_oficial @GuillermoRosas #SoyRebeldeTour pic.twitter.com/w52MFR6ACd
— Paula❤️🔥 (@_paulinhasx) January 27, 2023
Eventim é notificada pelo Procon
O Procon-SP notificou a empresa Eventim por conta de toda a polêmica e cobra explicações até o final desta terça-feira (31) um retorno sobre o caso denunciado. O site Reclame Aqui já recebeu mais de 260 reclamações. Assim, se comprovado o crime de cambismo, os envolvidos podem pegar de 6 meses até 2 anos mais uma multa.