O fim do maior roubo da história está próximo, e aquilo que começou como um assalto está prestes a se transformar em guerra. Pela primeira vez, não há um plano de fuga. Agora, o único plano é resistir. 'La Casa de Papel Parte 5 - Volume 1' chegou à Netflix na sexta-feira, 3.
E nós decidimos fazer um esquenta para a estreia dos novos episódios dessa série que, desde 2017, nos faz torcer, teorizar com os amigos, brigar pelos nossos personagens preferidos na internet e até chorar. Para isso, separamos uma lista com os 10 maiores ensinamentos do Professor até agora.
1 - Para tudo é necessário um plano e organização
Não basta apenas ter uma grande ideia ou desejo na vida. Seja aquela tão sonhada viagem para o exterior, o sonho de passar no vestibular, comprar um carro novo ou construir sua família: é preciso sempre se planejar e traçar cada passo, prevendo percalços e evitando contratempos. E se tem uma coisa que o Professor nos ensinou até aqui é a se preparar. Ele estava sempre pronto, mesmo quando precisou contar com a sorte.
2 - Escolha as pessoas certas para estar ao seu lado
Família é quem a gente escolhe e não precisa ter laços sanguíneos. É quem entende uma mensagem através de um gesto ou simples olhar. Se não fosse pela identificação, cumplicidade e irmandade construída ao longo dos anos pela La Banda, os planos do Professor não dariam certo. Cada integrante sabia cada detalhe da personalidade dos companheiros, suas lutas e motivações e só assim foram capazes de tirar o melhor de cada um e se ajudarem nos momentos mais difíceis.
3- Aproveite intensamente a jornada e não foque só em chegar ao seu objetivo
Se tem algo que o grupo reunido pelo Professor sabe fazer além de roubos milionários é curtir cada momento, mesmo que estivessem sempre buscando colocar a mão no dinheiro. Foram muitas festas, risadas, romances inesperados e laços incondicionais criados em meio a muitos planos minuciosamente arquitetados. Até mesmo o Professor, que parecia ter o coração impenetrável, se rendeu a um grande amor.
4- Fé na vida (e no Professor)
Você pode ter estudado por anos e trabalhado incansavelmente em seu plano. Se o pessimismo ou insegurança tomarem conta, dificilmente vai atingir seus objetivos. A união, a confiança em si e no próximo e o otimismo do grupo treinado pelo Professor fizeram com que conseguisse realizar os roubos mais épicos da história, mesmo passando por inúmeras situações em que tudo parecia ter ido por água abaixo. E, em muitos desses momentos, o Professor foi fundamental, surgindo sempre com um plano debaixo do braço para reverter todas as adversidades… até agora.
5 - Enxergar o copo sempre meio cheio
Um grupo inusitado, fora de forma e com ficha suja na polícia. Uma casa em ruínas e com aspecto de abandono. Parecia quase impossível enxergar o potencial de sucesso dos planos do Professor analisando o currículo dos integrantes e o local onde estavam reunidos, não é verdade? Pois se o mandachuva do grupo não tivesse acreditado na força dos talentos e de seu plano, a missão seria um fracasso. Mas, depois de alguns meses de preparo, todos saíram prontos, determinados e convencidos de que podiam completar aquele projeto quase impossível.
6- Resiliência
Está aí uma das características fundamentais do Professor: a de se adaptar às adversidades e se recuperar facilmente dos tropeços. Ele já foi morador de rua, preso por desacato, apareceu junto à polícia e tudo para consertar os fios soltos do plano, sem atrapalhar ou interferir no andamento dos roubos.
7 - Estudo e preparo nunca são demais
De nada adianta ter as armas ou ferramentas adequadas para cada situação, é preciso saber quando e como usá-las. O Professor preparou “seus alunos” para tudo que pudesse acontecer nos assaltos. Lidar com reféns, técnicas de luta, tiro ao alvo e até cirurgias para ferimentos graves. É necessário estar pronto para absolutamente TUDO.
8- Mantenha a calma
Mesmo nos momentos mais tensos já enfrentados, há uma coisa que o Professor nunca perde: sua tranquilidade. O líder do grupo tenta sempre manter a postura para conseguir raciocinar em meio às adversidades, o que o permite saber lidar com as situações mesmo nos piores cenários. Prova disso é que o tom de voz do Professor sempre é o mesmo, seja com o grupo ou com a polícia.
9 - Paciência, persistência e perseverança
Nada na vida chega de mão beijada, ainda mais quando estamos falando de um roubo de bilhões de euros. Não existem atalhos e o excesso de confiança e a impulsividade podem ser obstáculos perigosos. Então, sempre que puder, ganhe tempo. Pode ser distribuído dinheiro pelos ares, ou enviando um furão pelo esgoto para enganar a polícia, mas é preciso ter paciência e resistir frente às adversidades.
10- A maior arma de todos os tempos: a palavra
Nenhuma das lições anteriores seria possível sem uma comunicação efetiva, seja para inspirar La Banda ou nas negociações com a polícia. O Professor, além de tudo, é o mestre da oratória, sabendo até trazer o povo espanhol para o seu lado, mesmo sem nunca ter aparecido em público.
A gente aqui já está morrendo de saudade do Professor e dos nossos queridos personagens de La Casa de Papel. E para você, qual foi a maior lição da série? Conta para a gente aqui nos comentários.