Lucas Cassales constrói atmosferas sinistras e aterrorizantes como ninguém. Com O Corpo, o curta do diretor gaúcho faturou quatro prêmios no 43º Festival de Cinema de Gramado: melhor fotografia, roteiro, direção e o grande prêmio da noite, melhor filme.
Em 2020, lançou seu primeiro longa, Disforia (disponível nas principais plataformas de streaming). Uma experiência onírica do cinema de horror brasileiro, sem susto.
Para mergulhar nesse gênero, convidamos o diretor a criar uma pequena seleção de títulos para você maratonar de casa, com filmes de terror que todo fã tem que assistir. Confira a seguir:
Corrente do mal (It Follows), de David Robert Mitchell
“Um dos grandes filmes de horror contemporâneos, It Follows tem uma direção impecável e uma arte que ajuda a compor um quadro onírico - os objetos atemporais ajudam a nos desestabilizar no contexto. Além do mais, a trilha composta por sintetizadores emula o Carpenter da década de 80.”
Onde assistir: Globoplay, Telecine
Porto dos Mortos, de Davi de Oliveira Pinheiro
“Com um contexto de zumbis pós-apocalíptico, o filme é um policial ambientado em Porto Alegre. Com uma decupagem e uma direção instigantes que não devem nada a filmes norte-americanos da mesma linhagem, o filme é um ótimo exemplo de baixíssimo orçamento bem aproveitado.“
Onde assistir: No Youtube
Sombras da vida (A Ghost Story), de David Lowery
“Uma viagem existencial através do tempo de uma alma confinada em uma casa. Com um desenho de som claustrofóbico, o filme é capaz de arrancar lágrimas pra quem embarcar na viagem única do grande filme de 2017.”
Onde assistir: Netflix
Who's that man inside my house, de Lucas Reis
“Este curta de horror é uma metáfora da situação política da nação-Brasil. Muito bem dirigido e com uma maquiagem espetacular, o filme nos coloca na angústia de um jovem que começa a perceber que uma entidade também habita sua casa.”
Onde assistir: Globosat Play, Canal Brasil
O Teto Sobre Nós, de Bruno Carboni
“Outro exemplar de horror menos convencional, aqui o fantasma inserido é apenas uma sombra das dos habitantes de uma ocupação prestes a ser invadida violentamente pela polícia.”
Onde assistir: No Youtube