No dia 6 de maio, o rei Charles III, de 74 anos, será oficialmente coroado como o rei do Reino Unido. Seu reinado vem após o da rainha Elizabeth II, que comandou por mais de 70 anos e quebrou o recorde de chefe de estado britânica mais longeva.
Nas regras de sucessão da coroa britânica, o herdeiro é sempre o filho mais velho. Assim, Charles III será coroado justamente por ser o primogênito entre os quatro filhos da rainha Elizabeth II. Porém, o que isso significa para o resto da família real? Quem devem ser os próximos monarcas britânicos depois de Charles III?
Entenda a linha de sucessão da família real britânica
Assim como Charles III se tornou o primeiro na lista de sucessão ao trono britânico por ser o filho mais velho da rainha Elizabeth II, o mesmo acontece agora com o seu primogênito - o príncipe William. Dessa forma, ele deve ser o próximo rei do Reino Unido quando seu pai deixar a posição, seja por morte ou por abdicar da posição.
Depois, os filhos do herdeiro à coroa têm a preferência (nesse caso, seriam os filhos de William). Assim, George, o filho mais velho de William, hoje com 9 anos, seria o seu sucessor, seguido por Charlotte (7 anos) e Louis (4 anos), os outros filhos de William e Kate Middleton, nessa ordem.
E o príncipe Harry?
Como Harry abdicou de seus deveres na família real, muita gente se pergunta se ele ainda mantém o seu lugar na linha de sucessão ao trono. E a resposta é sim, apesar de ser muito difícil que ele chegue a ser coroado.
Nesse sentido, após os filhos de William, o próximo na sucessão seria justamente ele, seguido por seus filhos com a ex-atriz norte-americana Meghan Markle, Archie (3 anos), e Lilibet Diana (1 ano). Ou seja, fica assim a ordem da linha de sucessão ao trono britânico após a morte da rainha Elizabeth II:
- Charles III
- William
- George
- Charlotte
- Louis
- Harry
- Archie
- Lilibet Diana