Oferecimento

Suposta filha diz que busca identidade com exumação de Dali

14 jul 2017 - 17h12
(atualizado às 17h19)

Poucos dias antes de os restos mortais do pintor surrealista espanhol Salvador Dalí serem exumados para a obtenção de amostras de DNA que possibilitem uma prova de paternidade, María Pilar Abel, a mulher que afirma ser sua filha, disse que só quer descobrir quem é.

Maria Pilar Abel, que diz ser filha do artista Salvador Dalí
13/07/2017
REUTERS/Juan Medina
Maria Pilar Abel, que diz ser filha do artista Salvador Dalí 13/07/2017 REUTERS/Juan Medina
Foto: Reuters

"(Busco) minha identidade, saber quem sou. Só quero que se saiba a verdade", garantiu ela em uma entrevista à Reuters na quinta-feira, à espera do desenlace de um processo que iniciou há 11 anos com o apoio de sua mãe.

Publicidade

Maria Pilar Abel, nascida em 1956 em Figueras, Gerona, e que trabalhou como vidente em um canal de televisão da localidade, alega que sua mãe teve uma aventura com o pintor na década de 1950, quando trabalhava na casa de Dalí.

Ela disse ter sabido da história pela boca de sua avó quando ainda era menina.

No que pode ser um dos últimos passos para solucionar questão, uma juíza de Madri marcou a exumação do pintor para 20 de julho. A Fundação Dalí recorreu da resolução para "proteger a dignidade do artista".

Dalí, que morreu em 1989 aos 84 anos, foi um dos artistas mais famosos do movimento surrealista do século 20. Ele é o autor de quadros emblemáticos, como o dos relógios derretidos da obra de 1931 intitulada "A persistência da memória", mas também trabalhou com cinema, escultura e publicidade.

Publicidade

"Não sou movida por dinheiro", disse ela à Reuters entre lágrimas. "Meu pai merece mais que isso."

Divorciada e mãe de quatro filhas, Maria Pilar Abel disse ter cruzado habitualmente com o artista nas ruas de Figueras, o povoado natal de ambos e onde Dalí está enterrado, mas nunca se atreveu a lhe perguntar se ele era seu pai

O artista excêntrico, facilmente reconhecível por seu bigode grande e encerado, era famoso por seu comportamento escandaloso, como por exemplo dar palestras vestido com um traje antigo de mergulhador e dirigir da Espanha a Paris em um Rolls Royce branco repleto de couve-flores.

Veja também

Pintura com luz em fotografias impressionantes
Video Player
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Gosta de TV e famosos? Que tal acompanhar as notícias de entretê?
Ativar notificações