Oferecimento

"Temos ódio e nojo de uma ditadura", diz Chico Pinheiro em ato na USP

Ex-âncora da Globo alertou sobre ameaça ao sistema político em vigor no Brasil e reforçou o pedido por uma democracia plena, não só no voto

11 ago 2022 - 12h43
(atualizado às 17h38)
Chico Pinheiro participa de ato pela democracia na USP
Chico Pinheiro participa de ato pela democracia na USP
Foto: Karen Lemos / Redação Terra

O jornalista Chico Pinheiro é uma das vozes conhecidas a defender a democracia, no ato organizado por membros e entidades da sociedade civil em defesa da Constituição Brasileira, na Faculdade de Direito da USP, nesta quinta-feira, 11. O ex-âncora da Globo alertou sobre a ameaça ao sistema político em vigor no Brasil e reforçou o pedido por uma democracia plena, não apenas nas eleições.

"Vale lembrar o doutor Ulisses: traidor da Constituição é traidor da pátria. Temos ódio, ódio e nojo de uma ditadura. Essa mensagem ecoa no coração das pessoas democratas, que querem um Brasil livre, justo. Que a democracia não seja só do voto, mas seja da inclusão econômica, social. Que seja democracia verdadeiramente racial", destaca.

Publicidade
Cartas em defesa da democracia são lidas em ato na USP
Video Player

Chico Pinheiro enfatiza a necessidade da democracia racial, uma vez que a maior parte da população brasileira é formada de negros e pardos, mas, proporcionalmente, eles ainda não estão em cargos de chefia. Essa realidade alcançao tanto a iniciativa privada quanto o Estado Brasileiro.

"Você entra no restaurante, só vê brancos comendo e negros servido, como se a gente ainda vivesse a época da casa grande e senzaal", acrescenta.

O jornalista ainda afirma que o ato desta quinta, que consiste na leitura de uma carta pela democracia, é uma espécie de "aviso-prévio" a quem chamou de "senhores que não toleram a democracia". Chico não citou nomes. 

"Este momento agora é um aviso-prévio a esses senhores que não toleram a democracia: 'Não vamos admitir que vocês destruam o que custou sacrifício e até sangue de tanta gente no Brasil'", diz.

Publicidade
Foto: RD1
Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se