Liberdade?
Liziane Gutierrez foi flagrada na manhã desta terça-feira (10/12) no aeroporto de Marrakesh, após passar mais de um mês na prisão em Marrocos. A ex-Fazenda estava detida por se envolver numa briga com policiais locais e ficou encarcerada até o último domingo (8/12). As informações foram divulgadas pelo portal Leo Dias.
Em liberdade, a influenciadora deve voltar para Las Vegas, nos Estados Unidos, onde mora com o ex-marido Antônio Macedo e o filho Raphy. Ela correu para deixar o país antes do andamento do processo, afinal o juiz havia concedido apenas um recurso semelhante ao habeas corpus da Constituição brasileira. As acusações seguem em investigação, e ela poderia cumprir pena completa caso fosse julgada e condenada.
A promotoria teria pedido para Liziane permanecer mais tempo na prisão, considerando o risco dela sair do país no meio do processo. Contudo, o juiz preferiu aceitar os argumentos da defesa e permitiu que ela tivesse acessos aos seus documentos e aparelho celular.
O consulado brasileiro estava acompanhando a ex-Fazenda durante sua estadia na prisão marroquina. "O Ministério das Relações Exteriores, por meio da Embaixada do Brasil em Rabat, tem prestado assistência consular à nacional e a seus familiares, bem como mantido contato com as autoridades locais sobre o caso", declarou o órgão.
Além disso, Liziane estaria enfrentando "condições horríveis" na cadeira e só conseguia contato com o ex-marido, o Toni, que a acompanhava no momento em que foi presa, por meio do celular da Embaixada. O rapaz voltou para os Estados Unidos logo após a detenção por entender que "o julgamento não seria rápido".
Histórico de detenções internacionais
Liziane já foi presa em outros países anteriormente. Em 2023, foi detida temporariamente na Ucrânia e relatou ter ficado retida por várias horas sem documentos ou comunicação, já que não falava inglês.
Outro incidente ocorreu em 2021, durante o festival Day 'N Vegas, nos Estados Unidos, quando se envolveu em uma briga com seguranças após se irritar com os agentes. O caso foi resolvido na delegacia.