A verdade por trás das dezenas de demissões na Globo e na CNN Brasil

Onda de dispensas de jornalistas não deve ser interpretada apressadamente

12 ago 2022 - 09h09

Entre os 11 milhões de desempregados no Brasil há milhares de profissionais de imprensa. O mercado de comunicação vive uma de suas piores fases. 

A recente demissão em massa na redação carioca da CNN Brasil aumentou a insegurança de quem trabalha em televisão. Quem serão os próximos chamados ao RH? 

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O canal lançado em março de 2020 não está em crise. O dono, Rubens Menin, figura entre os homens mais ricos do País (fortuna de R$ 6 bilhões) e sinaliza disposição de continuar a investir no projeto. 

A questão é enxugar as despesas para se adequar aos novos tempos, com aumento relevante no custo das operações de TV e o impacto da instabilidade econômica nos investimentos dos anunciantes.

O RH das emissoras de TV está mais movimentado do que nunca
O RH das emissoras de TV está mais movimentado do que nunca
Foto: Blog Sala de TV

Uma emissora 100% focada em jornalismo tem maior dificuldade de fechar a conta — e, portanto, também alcançar lucro — do que um canal com boa parte da programação dedicada ao entretenimento. 

A drástica redução das atividades na CNN Brasil no Rio tem a ver também com prioridades. Em ano de eleições, os maiores polos geradores de notícias (e que exigem mais verbas de produção) são Brasília e São Paulo. 

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O caso da Globo é parecido. Não falta dinheiro. O canal tem mais de R$ 10 bilhões em reservas e investimentos. As demissões fazem parte do processo de reestruturação do grupo. 

A saída de vários medalhões do jornalismo com 20, 30, 40 anos de casa se explica com a meta de renovar o departamento. A cúpula decidiu inserir no vídeo repórteres mais jovens – e, oportunamente, com salário mais baixo. 

Após as eleições e nas últimas semanas do ano deverão ocorrer mais dispensas em TVs. Uma desagradável tradição chamada debochadamente de ‘passaralho’ no meio jornalístico. 

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