O Cenp-Meios é um sistema do Cenp (Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário) que reúne os dados a respeito da compra e veiculação de mídia nos meios de comunicação.
O órgão divulgou o levantamento referente a 2021, a partir de informações fornecidas por 298 agências de publicidade atuantes no Brasil.
A TV aberta lidera o ranking. Recebeu R$ 8,9 bilhões em mídia no ano passado, com 45,4% de participação no total de verbas investidas. A TV por assinatura ficou com R$ 1,2 bilhão.
A internet concentrou R$ 6,6 bilhões, 33,5% do total direcionado pelos grandes anunciantes. Os números mostram que a televisão, inaugurada no País em 1950, ainda reina entre os publicitários.
Mas perdeu participação nas verbas nos últimos anos. Em 2019, recebeu 52,8% dos investimentos. Enquanto isso, o on-line cresceu 58% em faturamento publicitário nesse período.
A pandemia de covid-19 estimulou as agências e seus clientes a aplicar mais dinheiro para promover produtos e serviços com anúncios na internet.
O confinamento em casa e o distanciamento social fizeram o brasileiro se habituar às compras em lojas virtuais e apps. Uma realidade que não tem volta.
Em reação à gradual perda de mercado para a internet, os principais canais de TV investem em serviços de streaming para gerar nova fonte de renda, manter sua influência e buscar o público que só se interessa por entretenimento no digital.
O Grupo Globo é, obviamente, a empresa de comunicação que recebe mais verbas do mercado publicitário. Em 2021, as receitas de todos os seus veículos (TVs, rádios, impressos, portais, Globoplay etc.) atingiram R$ 14,4 bilhões.
O diretor-geral de finanças da companhia, Manuel Belmar, disse ao jornal ‘Valor’, também pertencente à holding da família Marinho, que a publicidade responde por 60% do faturamento.
O blog apurou que dos R$ 8,9 bilhões investidos pelas agências na televisão aberta em 2021, estima-se que 70% (R$ 6,2 bilhões) tenham sido recebidos pela TV Globo, a emissora líder em audiência.