Antônio Abujamra faz parte de uma geração diferente da dramaturgia. Geração essa que prorizava o estudo e excelência na atuação diante do visual e corpo de galã. Com inteligência de sobra, foi um dos responsáveis por fazer da TV Tupi o canal único para enriquecer e manter vivo o entretenimento na televisão brasileira.
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Encontrado morto em sua casa aos 82 anos, Antônio faleceu com a mesma perfeição dramatúrgica que caracterizou seu trabalho: dormindo e em paz. Nascido em Ourinhos, São Paulo, Abujamra começou a atuar nos palcos no Teatro Universitário de Porto Alegre. Estreou na Tupi em 1968, no filme O Estranho Mundo de Zé do Caixão, que reúne histórias de três curtas: O Fabricante de Bonecas, Tara e Ideologia.
Sempre observador e atualizado, foi ele quem abriu as portas para Othon Bastos na televisão, após se surpreender com a atuação do ator em Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha, primeiro - e, talvez, maior - grande sucesso do cinema brasileiro, em 1964.
O brilhante caminho seguido por Abujamra o levou até para a TV Globo, onde trabalhou em grandes novelas, como Sassaricando, em 1987, Que Rei Sou Eu? (1989) e o marcante Mestre Ravengar, e Terra Nostra, já em 1999.
Provocações
Para a geração mais jovem, a marca de Antônio Abujamra está no programa Provocações, sucesso das noites da TV Cultura desde agosto de 2000. O talk show proporcionava ao diretor a chance de criar monólogos intimistas, incentivando o público a questionar certos costumes criados pelas suas próprias rotinas. Já entrevistou personalidades de diversos setores, como Rita Cadillac, Ratinho, Eva Wilma, Clóvis Rossi, Clodovil Hernandes, Tom Zé, Juca Kfouri, Mino Carta, Christiane Torloni, Rubens Ewald Filho, José Celso Martinez Corrêa, Dom Paulo Evaristo Arns, Miguel Arraes, Ariano Suassuna e Silvio de Abreu. O último foi Eduardo Sterblich, em programa exibido no dia 21 de abril. Já gravado, a edição desta terça-feira (28) vai ao ar tendo os criadores da página SP Invisível como convidados.
A cada nova entrevista, o nome da atração se justificava mais e mais. Abujamra colocava seus convidados em saias-justas angustiantes. Ainda assim, um ar de respeito e o alto nível no debate traçavam a diferença para o sensacionalismo comum de outros programas do gênero.
Além de dois filhos, um deles, André, seguindo os passos do pai no universo da arte, e dois netos, Antônio deixa um legado aparentemente simples, óbvio quando se pensa no serviço que se deve prestar um artista: fazer o público pensar.