Atores de direita têm uma única chance de voltar às novelas da Globo 

Artistas segregados por colegas progressistas enfrentam menos oportunidades de trabalho em uma TV cada vez mais politizada

22 jan 2025 - 19h02

Não basta talento, você precisa militar no lado certo. 

Assim é o universo televisivo hoje. O pensamento ideológico do ator determina se receberá mais ou menos convites. Com predominância de esquerdistas, a teledramaturgia costuma excluir quem se coloca no campo oposto. 

Publicidade

Cássia Kis, Humberto Martins e Regina Duarte são declaradamente de direita. Os três foram alvos de incontáveis críticas de colegas de profissão e de parte da imprensa progressista por apoiar Jair Bolsonaro e pautas conservadoras. 

Eles não possuem mais contrato com a Globo. O último trabalho de Cássia e Humberto foi a novela ‘Travessia’, de Gloria Perez, autora que os defende na emissora. Provavelmente a única. A relação dela com ambos é antiga. 

A atriz fez sua primeira protagonista em ‘Barriga de Aluguel’, sucesso das 18h em 1990, obra onde o veterano galã também se destacou no começo da carreira. Ele atuou em outras produções assinadas pela dramaturga, a exemplo de ‘O Clone’, ‘América’ e ‘A Força do Querer’. 

Mais do que justo se Gloria Perez quiser escalar Cássia e Humberto para sua próxima novela, a suceder o remake de ‘Vale Tudo’ em setembro ou outubro. A autora já provou não ter medo da cultura do cancelamento e parece ter carta branca da cúpula do canal para montar seus elencos. 

Publicidade

Ela demonstra ser a única entre os autores da Globo que teria a coragem de dar um papel a Regina Duarte. Em 2020, surgiu um boato de que as duas teriam acertado uma parceria na emissora. Gloria desmentiu e chamou a ex-estrela do canal de “excelente atriz”. Na mesma época, houve o rumor de que Regina havia pedido a intermediação de amigos para retornar à Globo pelas mãos da autora. Outra vez, nada foi confirmado. 

O talento de Cássia, Humberto e Regina é indiscutível. Lamentavelmente, a polarização política – e o medo de desagradar e polemizar – pode deixá-los fora da TV e até antecipar a aposentadoria. O melhor seria que as diferenças ideológicas fossem amplamente debatidas sem passionalidade. Simplesmente banir um artista não é a melhor atitude para a cultura em uma democracia.

Cássia Kis, Humberto Martins e Regina Duarte estão na 'lista negra' da maioria dos colegas por apoiar pautas da direita
Cássia Kis, Humberto Martins e Regina Duarte estão na 'lista negra' da maioria dos colegas por apoiar pautas da direita
Foto: Reprodução/Divulgação
Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se