Com 1,60m de altura e 72 kg, Vanessa Goulartt acaba de fazer seu primeiro trabalho como modelo plus size. Ela posou para um ensaio de lingerie da grife Magnólia.
O termo em inglês que significava ‘tamanho maior’ refere-se à mulher que usa a partir do manequim 46. Ou seja, boa parte da população feminina brasileira.
Conhecida por trabalhos de sucesso como a novela ‘Ti Ti Ti’ e a minissérie ‘Dercy de Verdade’, a atriz aprova o comportamento da secretária gordinha Abigail (Mariana Xavier), que exala autoestima – e repudia dicas de dietas – na novela ‘A Força do Querer’, de Gloria Perez.
“Acho maravilhoso ter uma personagem assim no horário nobre. É necessário ampliar a representatividade de todos os tipos de mulheres; altas, baixinhas, gordinhas, magras. Precisamos nos livrar da imposição de padrões. Padrão único é prisão. Cada pessoa é um universo diferente no interior e no físico. As novelas, que influenciam tanta gente, precisam mostrar essa diversidade tão rica”, afirma Vanessa, de 41 anos.
Ela afirma nunca ter sofrido preconceito por conta da silhueta maior, mas já percebeu uma “cobrança velada” para se adequar à magreza predominante na televisão: “Várias pessoas disseram ‘é bom você emagrecer para conseguir mais trabalho’. Tive fases em que estava magra e isso não atraiu mais papéis. Não me sinto na obrigação de emagrecer para agradar”.
Algumas atrizes aceitaram engordar por uma personagem. Cristiana Oliveira ganhou 15 kg para interpretar a presidiária Araci em ‘Insensato Coração’. Na preparação para viver a cozinheira Margarida, de ‘Vidas em Jogo’, Amandha Lee saltou do manequim 38 para o 44.
“Toparia emagrecer muito ou engordar bastante por uma personagem. Ficaria até careca. O ator precisa estar disponível para o papel, e os sacrifícios fazem parte do nosso ofício. Mas sempre com cuidado com a saúde”, diz Vanessa.
Entre as famosas plus size, a atriz revela ter como maior referência a chef inglesa Nigella Lawson, de 57 anos, conhecida por lamber os dedos – literalmente – ao provar as delícias preparadas em seu programa de TV.
“Ela é linda, sensual e faz tudo com prazer. Come sem culpa aquilo que cozinha e é um exemplo de sucesso para todas as mulheres, independentemente do peso”, explica Vanessa Goulartt, que faz parte do clã de artistas liderado por sua avó, a consagrada Nicette Bruno.