Autor dispensado ri à toa ao ver a Globo ainda precisar dele

Aguinaldo Silva salva a emissora duas vezes durante a pandemia e assiste a seu ‘inimigo’ sair do canal

7 mar 2021 - 15h54

A piada é velha, mas vale a pena ser feita: ‘parece que o jogo virou, não é, querida?’ Em um exercício de imaginação, dá para ouvir o riso debochado de Aguinaldo Silva. O premiado autor de novelas não teve o vínculo com a Globo renovado em 2020, após quatro décadas na casa, mas sem mexer um dedo sequer, o dramaturgo se tornou imprescindível para a sobrevivência da teledramaturgia global.

Agora ex-Globo, Aguinaldo Silva continua a ser valioso para a emissora
Agora ex-Globo, Aguinaldo Silva continua a ser valioso para a emissora
Foto: Sala de TV

Com seu talento para criar narrativas curiosas e populares, ele salvou a emissora duas vezes em apenas 12 meses. A abrupta suspensão das gravações de novelas inéditas obrigou o canal a recorrer ao acervo. No ano passado, Fina Estampa entrou no lugar de Amor de Mãe. Em breve, Império sucederá a segunda fase da novela interrompida. Os dois folhetins foram escolhidos por ter ótimo histórico no Ibope.

Publicidade

No ar de março a setembro, a reprise da trama de Griselda ‘Pereirão’ (Lília Cabral) rendeu média de 33.6 pontos de audiência, três pontos a mais do que a primeira fase de Amor de Mãe, que terá a segunda temporada de capítulos inéditos iniciada no próximo dia 15, com a covid-19 incorporada à rotina de Lurdes (Regina Casé) e demais personagens.

O repeteco de Fina Estampa também foi melhor no Ibope do que a atual reapresentação de A Força do Querer, a ser finalizada semana que vem, com média de 29.6 pontos até aqui. Em 2011/2012, na exibição original, a novela da vilã Tereza Cristina (Christiane Torloni) marcou 39 pontos, elevando em quase 10% a audiência da antecessora Insensato Coração.

Alexandre Nero e Chay Suede dividem o personagem José Alfredo em ‘Império’: novela entra no lugar da inédita ‘Em Seu Lugar’, adiada por conta de gravações prejudicadas pelo agravamento da pandemia
Foto: Divulgação

O caso de Império é ainda mais favorável a Aguinaldo. Em 2014, a novela Em Família espantou o público da faixa das 21h da Globo. Rejeitada, a trama empacou na média de 30 pontos, índice baixo para os padrões da emissora. A cúpula apostou todas as fichas na história do Comendador José Alfredo (Alexandre Nero). Deu certo. A saga levantou a audiência do horário, fechando com 33 pontos no geral.

Além de ser visto agora como ‘salvador da pátria’ da emissora que o esnobou, Aguinaldo Silva ainda assistiu meses atrás à saída de seu ‘rival’ na TV, Silvio de Abreu. O ex-autor deixou a direção de teledramaturgia da Globo após seis anos controversos na função. Na imprensa, notas atribuíram a ele a decisão de não renovar com Aguinaldo, já que os dois mantinham relação tensa. Essa versão nunca foi confirmada por nenhuma das partes.

Publicidade
Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se