‘BBB’, ‘MasterChef’, novelas: público demonstra cansaço dos campeões de audiência

Produtos ainda são rentáveis às emissoras, mas até quando sobreviverão sem surpreender o telespectador e ofuscados pelas redes sociais

24 fev 2024 - 11h49

O primeiro mês da novela das 21h da Globo, ‘Renascer’, rendeu média de 26 pontos no Ibope. Índice acima das antecessoras, porém, acanhado na comparação com novelas do pré-pandemia, com médias gerais entre 30 e 38 pontos. 

A telenovela do horário mais nobre ainda é a atração televisiva mais vista no país, mas perdeu parte relevante de sua força. Deixou de repercutir como antes no boca a boca e não é mais o principal entretenimento doméstico de milhões de famílias. 

Publicidade

O mesmo acontece com outros produtos bem-sucedidos, a exemplo do ‘Big Brother Brasil’. As edições mornas e esquecíveis são mais frequentes do que as temporadas empolgantes e até fenomenais, como o ‘BBB21’ vencido por Juliette Freire. 

Todos os gêneros de programas enfrentam dificuldade de reinvenção. Ao se tornar repetitivos, decepcionam o público. Nos últimos anos, o ‘MasterChef Brasil’, da Band, sofre queda gradual de audiência. 

Ainda é interessante, mas ao não surpreender perde a fidelização de antigos telespectadores. Do outro lado, está preso a um formato que não pode ser tão descaracterizado. Difícil apresentar algo novo sem fugir da velha cartilha. 

No caso das novelas, faltam histórias menos óbvias e personagens mais carismáticos. Com escassez de autores experientes, a Globo investe pesado em remakes sem ter a garantia do resultado. Funcionou com ‘Pantanal’ e ‘Ti Ti Ti’, falhou com ‘Elas por Elas’ e ‘Guerra dos Sexos’, entre outros exemplos. 

Publicidade

Os reality shows fascinam menos porque os competidores entram sem autenticidade, decididos a interpretar um papel. A ausência de criatividade em dinâmicas e provas também frustra. 

Com inúmeros concorrentes em diferentes plataformas, o ‘MasterChef’ se tornou igualmente previsível. E, assim, a TV aberta em geral está mergulhada na mesmice, fortalecendo a ousadia na programação de canais pagos e plataformas de streaming – e também estimulando a troca da televisão pelo celular, onde há sempre novidade a cada deslize de tela.

Programas que antes dominavam as conversas em casa e na rua agora raramente geram grande mobilização
Programas que antes dominavam as conversas em casa e na rua agora raramente geram grande mobilização
Foto: Fotomontagem: Blog Sala de TV
Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações