Na tarde de quinta-feira (3), a Globo testou o elenco confinado no ‘Big Brother Brasil 22’ após suspeita de que Vyni e Eli estivessem com covid-19.
A emissora divulgou nota à imprensa afirmando que os 18 participantes no jogo testaram negativo. Mas, inexplicavelmente, não mostrou nem comentou a testagem no ‘ao vivo’.
O canal que dia e noite, desde o início da pandemia, cobra o governo para que a população seja amplamente testada, falta com transparência ao abordar a questão internamente.
A Globo demorou a realizar a testagem, mesmo com alguns competidores apresentando por vários dias sintomas clássicos da contaminação pelo coronavírus.
Agora, com a oportunidade de exibir os testes e reforçar o que prega em seus telejornais, prefere ignorar o tema, ao invés de fazer diante das câmeras um esclarecimento necessário e valioso diante da disseminação descontrolada da variante Ômicron.
Não se trata de duvidar do resultado negativo dos testes no ‘BBB22’. Afinal, é impensável que a maior empresa de comunicação do Brasil não fale a verdade a respeito.
A questão é a maneira confusa e demorada com que a emissora conduziu o episódio. Agiu somente depois das contestações feitas pela imprensa e nas redes sociais.
Neste caso, as autoridades de saúde deveriam ter se manifestado. O ‘BBB22’ é a maior vitrine da televisão brasileira no momento. O que acontece na casa pode influenciar milhões de pessoas aqui fora.
Deixou-se passar uma oportunidade especial de promover a importância do teste para controlar e acabar o quanto antes com a pandemia no País.
A Globo está entre as redes de TV mais modernas do planeta, porém, age de maneira arcaica em algumas situações, principalmente quando fica sob pressão. Dominada por hesitação e burocracia, parece não se sentir obrigada a dar satisfação rápida ao público.
A nota divulgada pela emissora:
Assim como fizemos na edição do ano passado, por precaução, os participantes do BBB foram testados e apresentaram resultados negativos para presença de Covid-19. Continuamos seguindo nossos rígidos protocolos de segurança. Todas as medidas e cuidados foram adotados com a mesma responsabilidade que permitiu que as duas últimas edições do programa fossem concluídas com segurança e sucesso. A saúde de todos é sempre prioridade.
Os brothers são acompanhados constantemente pela equipe médica do programa e testados para detecção de Covid-19 sempre que necessário. Importante também relembrar que todos os participantes do ‘BBB 22’ tomaram as respectivas doses da vacina – item obrigatório para a participação no reality. E que durante o pré-confinamento fizeram sucessivos testes e só entraram na casa após o resultado negativo à presença do Coronavírus.
E, ainda como parte do protocolo, todos os profissionais da equipe, que têm acesso não só à casa como também aos locais de trabalho do programa, são testados constantemente e utilizam sempre equipamentos de segurança. Além disso, uma higienização rigorosa é feita em todos os produtos que entram na casa, como alimentos, itens de uso pessoal e materiais usados em festas e provas, que passam por assepsia extra ao final de cada montagem.
Desde o início da temporada agimos com transparência, informando toda questão relacionada ao Coronavírus e assim continuaremos.