Quem se interessa em estudar a audiência da televisão estranha os números do ‘BBB23’. A edição está com desempenho fraco na comparação com as últimas temporadas.
Na quarta semana, a média de audiência é de 18.4 pontos, 5 a menos do que o ‘BBB22’ no mesmo período.
Esta diferença representa 1 milhão a menos de telespectadores na Grande São Paulo, principal área de aferição da Kantar Ibope.
Até agora, o melhor desempenho foi na estreia, em 16 de janeiro, com média de 22.7 pontos. O pior, com 14.7 pontos, no domingo da primeira formação de Paredão.
O ‘BBB’ se destacava no ranking, ficando frequentemente acima da audiência da novela das 21h e do ‘Jornal Nacional’.
A atual edição não consegue manter a tradição. Tem perdido até para o índice da trama das 18h, ‘Mar do Sertão’, e vê no retrovisor a boa performance de ‘O Rei do Gado’ no ‘Vale a Pena Ver de Novo’.
“Ah, mas ‘Travessia’ está com baixa audiência e isso prejudica o ‘BBB’”, podem questionar alguns fãs do reality show.
Os números enfraquecem a teoria. O folhetim das 9 está com viés de alta no Ibope desde a virada do ano. No dia 30 de janeiro e em 6 de fevereiro marcou o recorde de 26 pontos.
O ‘BBB23’ não consegue se beneficiar dessa reação. Herda audiência relevante da novela e perde rapidamente boa parte do público. Está sem força para decolar.
A temporada apresenta mais dinamismo do que o morno ‘BBB22’, porém, não tem sido suficiente. Os indicadores de audiência não refletem a empolgação notada nas redes sociais.
O mais amado e odiado reality show da televisão sente o desinteresse gradual do brasileiro pela programação da TV aberta. Um fenômeno que cresce ano a ano.
Parcela numerosa do público, antes fiel à Globo, agora se diverte com canais pagos e plataformas de streaming, onde há farta oferta de programação, inclusive de outros realities.