Necessidade de cuidados e apoio familiar
Benedito Ruy Barbosa deixou o sítio onde morava em Sorocaba, interior de São Paulo, para viver com a família na capital. Segundo sua neta, a atriz Paula Barbosa, a mudança foi motivada pela necessidade de maior acompanhamento da saúde do avô, que tem 93 anos.
"Aquele lugar era o sonho da vida dele. Depois que minha avó morreu, ele foi ficando muito sozinho. Ele é teimoso, se dependesse dele, ele continuaria morando lá. Na cidade, o acesso a médicos é facilitado. Ele cansou, já não pensa em trabalhar. Segue lúcido, com saúde, mas mais fraquinho. Precisa de assistência integral", explicou Paula ao jornal O Globo.
Paula destacou o papel central de Benedito na vida da família. "Além do grande autor, ele sempre foi uma figura muito forte na nossa família, como pai e avô. É difícil vermos que ele precisa agora só descansar e viver a velhice dele bem."
Carreira consagrada na teledramaturgia
Benedito Ruy Barbosa é um dos nomes mais reconhecidos da teledramaturgia brasileira. Criador de sucessos como "Meu Pedacinho de Chão", "Cabocla", "O Rei do Gado", "Renascer", "Pantanal" e "Sinhá Moça", ele marcou época com novelas exibidas pela TV Globo.
Novela
Além disso, ele foi responsável por fenômenos de audiência fora da Globo, como a primeira versão de "Pantanal", na extinta Rede Manchete, e "Os Imigrantes", a novela mais ambiciosa da história da Band.