No ranking Painel Nacional de Televisão, o PTN, a Record TV se consolidou em segundo lugar, atrás da Globo e à frente do SBT.
Antes, disputava décimo a décimo com a emissora de Silvio Santos. Agora, consegue margem confortável para garantir a vice-liderança.
No segmento de notícias, a Record News surpreende ao ser o canal mais visto do país, à frente de GloboNews, Jovem Pan News, CNN Brasil e Band News.
Contribui a essa façanha a transmissão em sinal aberto, enquanto as concorrentes estão nas operadoras que cobram assinatura.
Em dezembro, a Record News ficou na oitava posição de audiência entre todas as TVs, logo atrás do Viva (do Grupo Globo) e um degrau acima da Cultura.
Um resultado excelente a uma emissora que investe pouco em marketing e não é muito comentada nas redes sociais.
Além de ser acessível ao público não pagante, o canal do bispo Edir Macedo opta por exibir mais matérias e menos opinião de comentaristas, ao contrário da concorrência.
O noticiário também garante a vantagem da Record TV sobre o SBT, que tradicionalmente reserva pouco espaço ao jornalismo.
‘Cidade Alerta’, ‘Balanço Geral’ e ‘Jornal da Record’ estão entre as maiores audiências da emissora, quando consegue diminuir a diferença em relação à líder Globo.
Há quem enxergue conservadorismo e até doutrinação religiosa nos conteúdos da Record TV e Record News em razão da influência do chefe da Igreja Universal.
Mas, com exceção das novelas bíblicas e de atrações declaradamente evangélicas, como ‘Escola do Amor’ e ‘Fala que Eu te Escuto’, a programação dos dois canais não tem viés proselitista.
Com Silvio Santos fora do ar e afastado da vida pública, Edir Macedo se destaca como o mais poderoso homem de TV depois dos três Marinhos da Globo (Roberto Irineu, João Roberto e José Roberto).
Ao longo de 2023, o governo Lula direcionou mais verbas de propaganda à Record do que ao SBT. Há um clima de reaproximação entre o petista e o bispo.
Eles eram aliados até que o fundador da Universal rompeu com a esquerda e passou a apoiar Jair Bolsonaro.
Com a derrota do ex-presidente na eleição de 2022, Macedo emitiu sinais amistosos ao novo ocupante da Presidência. Afinal, a fé nos negócios vem antes das ideologias.