A Revanche é segunda chance que o próprio MasterChef merece

Melhor ‘talent show’ de gastronomia da TV precisa reconquistar o paladar do público após deslizes na temporada passada

9 out 2019 - 12h40
(atualizado às 12h40)

Quem gosta de ver comida na TV está com água na boca. Duas estreias movimentam o mês. Nesta quinta-feira (10), a Globo lança seu primeiro reality show de gastronomia, o Mestres do Sabor, com apresentação do chef Claude Troisgros, famoso por programas no GNT.

Os jurados Henrique Fogaça, Paola Carosella, a apresentadora Ana Paula Padrão e o também jurado Erick Jacquin
Os jurados Henrique Fogaça, Paola Carosella, a apresentadora Ana Paula Padrão e o também jurado Erick Jacquin
Foto: Band / Divulgação

Na terça-feira (15) será a vez de o público começar a saborear a nova temporada do MasterChef Brasil. Chamada de A Revanche, traz 20 cozinheiros de edições passadas em uma disputa que deve ser ainda mais acirrada do que o normal. Dez deles serão eliminados logo no primeiro episódio.

Publicidade

Ainda que manjada, essa tática de produzir uma temporada com antigos participantes quase sempre funciona em atrações de competição.

Por já conhecer o elenco, o telespectador imediatamente define para quem vai torcer – e elege os alvos de sua antipatia. Esse engajamento instantâneo dá relevante impulso para o programa na largada.

Se para alguns concorrentes será mesmo uma revanche, a fim de provar que mereciam ter vencido anteriormente, ao MasterChef essa edição tem gosto de segunda chance.

O formato da produtora Endemol Shine continua interessante, porém, perdeu força na última temporada com cozinheiros amadores, exibida entre março e agosto deste ano.

Publicidade

A mudança da terça para o domingo não funcionou. A média de audiência foi de 3.6 pontos, a menor das dez temporadas produzidas, incluindo as versões MasterChef Profissionais e MasterChef Júnior.

Ibope à parte, o elenco da temporada passada não empolgou. Nesse formato, a personalidade dos competidores é tão importante quanto a dinâmica das provas e os pratos preparados.

A escolha do grupo de A Revanche parece ter seguido os clichês de um novelão clássico. Há participantes vistos como vilões e mocinhos, além de alguns temperamentais que adoram salpicar discórdia para desestabilizar os adversários.

Maior sucesso da Band nos últimos anos, a franquia MasterChef precisa (e merece) a chance de se reabilitar. Afinal, todo mundo erra a receita alguma vez na vida.

Publicidade

(MasterChef Brasil – A Revanche. Toda terça às 22h45, na Band, com exibição sextas, às 20h30, no Discovery Home & Health. Dez episódios.)

Reveja também:

Deborah, do 'MasterChef', nega polêmica com Fogaça: 'Comentário sequer apareceu'
Video Player
Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se