No Canal Viva, o modelo Vinícius Manne aparece peladão duas vezes por dia na abertura da novela Brega & Chique, exibida à tarde e no início da madrugada. Já no Instagram e no app TikTok alguns famosos se despem por variados motivos. Desde o mero prazer de se exibir — e ganhar muitas curtidas, mais seguidores e espaço na mídia — até o 'pagamento' por metas cumpridas pelos seguidores.
O jovem astro hollywoodiano Ansel Elgort, dos filmes A Culpa é das Estrelas e O Pintassilgo, postou um nude com link para uma campanha de doações a funcionários de um hospital do Brooklyn, em Nova York, que trabalham na linha de frente do combate à pandemia de covid-19. O estímulo da foto gerou o equivalente a R$ 1,4 milhão de reais.
Gay assumido, o personal trainer e digital influencer Dave Marshall decidiu arrecadar fundos para a conscientização contra o suicídio. Ele se tornou ativista da causa após seu pai tirar a própria vida. O australiano criou um perfil em uma plataforma de conteúdo sexual e passou a vender nudes. Periodicamente, divulga prints na web para provar que repassa o dinheiro a uma instituição que cuida de potenciais suicidas.
A fim de colaborar com outra minoria, a dos transexuais, o ator escocês David Paisley prometeu enviar um nude a cada pessoa que participar da discussão pública na Escócia a respeito do reconhecimento da transexualidade como gênero.
No Brasil, dois exemplos recentes de nudes divulgados não tiveram intenção beneficente. Ambos os casos estavam ligados ao Big Brother Brasil 20. O ator, apresentador e ativista do meio ambiente Hugo Bonemer fez um vídeo no TikTok. Estava quase nu: apenas as partes íntimas cobertas por uma sacola. Foi o cumprimento de uma promessa feita aos fãs caso o arquiteto Felipe Prior fosse eliminado do programa.
Horas depois de Thelma Assis ser anunciada campeã do BBB20, o ator Ícaro Silva, militante contra o preconceito racial assim como a médica do reality show, postou uma foto nu, como havia prometido aos seus seguidores.
A maneira como esses homens famosos heterossexuais e gays abordam a própria nudez ajuda a combater o tabu da exposição do corpo masculino. O nu artístico do homem ainda é diretamente associado à pornografia na cabeça de muita gente. O engajamento social pode ajudar a quebrar esse preconceito.