Celebrado por décadas, Mario Testino caiu em desgraça em 2018. O então fotógrafo mais bem pago do planeta foi bombardeado com denúncias de assédio e abuso sexual. Modelos masculinos e assistentes relataram episódios de constrangimento, importunação e contato físico forçado.
Sob pressão de investidores e anunciantes, as principais publicações de moda e as mais badaladas grifes anunciaram que jamais iriam trabalhar com ele novamente. Há pouco tempo ele saiu do completo ostracismo ao clicar campanhas de marcas com menor status.
No Brasil, o peruano voltou a gerar notícia na sexta-feira (11), ao postar em seu perfil no Instagram uma nudez artística de Cauã Reymond e sua mulher, a digital influencer Mariana Goldfarb. A imagem teve milhares de curtidas. A quase totalidade dos comentários foi de elogios à beleza do casal. O polêmico autor do clique passou despercebido.
Cauã já havia posado nu para o ex-bambambã da fotografia. Na primeira vez, tinha 19 anos. Outro ensaio ocorreu em 2015. O ator está no livro ‘Mario de Janeiro Testino’, lançado em 2009, com fotos de paisagens do Rio e de algumas celebridades. Apaixonado pelo Brasil, o esteta registrou vários famosos do País. Seu retrato de Gisele Bündchen com uma toalha de banho na cabeça é uma obra-prima do gênero.
Em novembro de 2019, Mario Testino ganhou uma chance de tentar o perdão do volúvel mundinho fashion. Foi contratado por Kim Kardashian para fotografá-la. A parceria se revelou desastrosa para ambos. A imprensa chamou a influenciadora de “hipócrita” por se unido profissionalmente a um homem visto como assediador depois de ela ter apoiado campanhas de denúncias de crimes sexuais.
Com o banimento confirmado, Mario Testino passou a focar no mercado asiático, onde ainda usufrui de prestígio. Ele faz ensaios para famílias milionárias daquela região do planeta. Sem ter variedade de novos trabalhos relevantes na moda, o fotógrafo posta nas redes sociais fotos de antigos editoriais e campanhas, e faz homenagens a várias celebridades internacionais que hoje preferem não ser vistas ao lado dele.